Formatura do CEDESP Liga Solidária celebra conquistas de 204 alunos em São Paulo

Serviço da Prefeitura de São Paulo já formou mais de 6.200 pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social em cursos profissionalizantes

imagem de 4 pessoas lado a lado posando para uma foto. Atrás deles há banners coloridos com logo da prefeitura, da SMADS e da Organização Liga solidaria

 

Texto: Guilherme Guidetti e Marianne Seixas
Fotos: Marianne Seixas

 

São Paulo, 16 de dezembro de 2023 - A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo realizou neste sábado (16), a cerimônia de formatura de 204 alunos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) - Liga Solidária, administrado pela Liga das Senhoras Católicas.

Os alunos, que se dedicaram aos cursos de programador de sistemas, auxiliar administrativo, gastronomia e cabeleireiro no período entre julho e dezembro de 2023, receberam certificados de conclusão das disciplinas durante cerimônia que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Durante a formatura, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que a Prefeitura de São Paulo conta com um leque de opções para quem deseja se capacitar. “São 12 mil alunos que fazem os cursos dos CEDESPs na cidade”, contou. “Nós também temos o programa Meu Trampo para 10 mil jovens, os cursos profissionalizantes na Fundação Paulistana, ou seja, um leque de cursos muito grande. A cidade está crescendo bastante e a gente precisa colocar essa mão de obra para trabalhar”, completou

"Investir em educação e capacitação é construir um futuro mais justo e mais digno. O CEDESP dá novas oportunidades a quem mais precisa. A formatura desses 204 alunos é um marco de transformação na vida deles, e são pessoas que se dedicam a esse tipo de mudança de perspectivas na vida que impulsionam o desenvolvimento da nossa cidade", disse o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Um destes alunos é Fernando Santos, de 33 anos. Antes de sua trajetória no CEDESP, Fernando já tinha experiência no universo da estética cortando cabelos, criando penteados e realizando escovas para complementar sua renda.

"Eu me interessei em me profissionalizar para ter um currículo sólido e continuar na área, com uma especialização na beleza", compartilha o agora cabeleireiro formado. Seu caminho cruzou com o CEDESP através de amigos que já haviam trilhado cursos profissionalizantes neste serviço.

Graças ao curso, Fernando não apenas aprimorou suas habilidades, mas também vislumbrou um horizonte de possibilidades. Hoje, ele sonha em inaugurar seu próprio salão de cabeleireiro, almejando ser um microempreendedor de sucesso. Seus planos incluem a expansão de conhecimentos e habilidades para proporcionar o melhor aos seus futuros clientes.

"Agradeço imensamente a todos do CEDESP pela ajuda e indico a todos esse serviço incrível que transformou não apenas minha carreira, mas minha vida", finaliza.


Com capacidade de atendimento para 260 pessoas, o CEDESP Liga Solidária já formou cerca de 6.240 pessoas ao longo do trabalho desenvolvido em parceria com a Prefeitura.

A SMADS mantém, ainda, outros cinco serviços em parceria com a Liga Solidária, que disponibilizam um total de 2.260 vagas em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

imagem de duas mulheres se abraçando. Ao fundo a panos pretos e azuis


CEDESPs

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 65 unidades do CEDESP, oferecendo mais de 12 mil vagas para capacitação e aprimoramento profissional. O serviço tem a finalidade de investir na formação profissional, assegurar o conhecimento do mundo do trabalho e capacitar em diferentes habilidades, na perspectiva de ampliar o repertório cultural e a participação na vida pública, preparando-o para conquistar e manter a empregabilidade e a autonomia, além de ofertar proteção social a adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco social social por meio de atividades socioeducativas e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

São atendidos jovens e adultos, entre 15 a 59 anos, nas seguintes situações: pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; em situação de isolamento em suas expressões de ruptura de vínculos, desfiliação, solidão, apartação, exclusão, abandono; em situação de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal; com vivência de violência e, ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; em situação de acolhimento; egressos de cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; egressos ou vinculados a programa de combate a violência, abuso e/ou exploração sexual; egressos de medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); em situação de rua; em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiências.

Para acesso ao serviço é preciso de um encaminhamento validado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), respeitando a data de início do curso e a escolaridade exigida em acordo com a especificidade do curso, tendo em vista a necessidade para o desenvolvimento das habilidades específicas. O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP funciona de segunda a sexta-feira, em turnos de quatro horas para o período diurno e três horas para o noturno.
 

Transporte gratuito

Desde junho de 2022, a Prefeitura de São Paulo financia a concessão de transporte gratuito a usuários de CEDESPs, uma demanda histórica do setor. A iniciativa funciona por meio da aquisição de Bilhete Único com valor diário de R$ 8,80 (apenas dias úteis). O investimento é de cerca de 2,2 milhões ao mês para beneficiar a todos os alunos.nos?