Itaquera tem novo serviço para crianças e adolescentes vítimas de violência inaugurado pela Secretaria

Entrega do 39º SPVV consolida meta de cobertura em todos os territórios da cidade; Serviço atende a até 80 pessoas

Dez pessoas em pé apalaudindo. Em frente a elas, esta uma placa de metal escrito 'Serviço de Proteção aa Vitimas de Violência SPVV Luz do Milênio'

Texto: Larissa Rodrigues
Imagens: Marianne seixas

Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou oficialmente o Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV) Luz do Milênio, na região de Itaquera, zona leste.

O serviço tem capacidade para atender 80 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses vítimas de violência, e oferece atendimentos individuais e com as famílias, sendo acompanhados por psicólogos e assistentes sociais com o objetivo de auxiliar os atendidos na superação da violência vivida, reparação de direitos e no fortalecimento dos vínculos familiares, através de atividades lúdicas com pintura, artesanato, sessão cinema e oficinas.

“Vocês aqui recebem crianças e adolescentes que vieram machucadas pela vida, que vieram feridas por quem deveria, ao invés de feri-las, acolhê-las, mas que não têm o destino fechado, que têm a possibilidade de reconstrução e de reescreverem uma nova história. E que missão, e que possibilidade incrível vocês têm nas mãos de poderem virar essa página e junto com elas, reescreverem uma nova história na esperança.” Declarou o secretário Municipal de Assistência e desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

O serviço é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto em Defesa da Cidadania Terceiro Milênio, com repasse mensal de R$ 55.319,23. A OSC conta com dez serviços em parceria com a SMADS, sendo: sete Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs); dois Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs) e um SPVV.

Parede com escrito 'cantinho da imaginação' e do lado um arco-ireis. Emaiço um espqlho e na frente uma escrininnha. Em frente a escrivaninha, uma poltrona.

Serviços para crianças e adolescentes na região

A SMADS dispõe, atualmente, de 39 SPVVs distribuídos em diferentes regiões da cidade, que trabalham em conjunto com outros serviços da rede, com capacidade de atendimento mensal para 3.620 crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre o trabalho realizado pelos SPVVs da rede socioassistencial.