SASF Cangaíba realiza atividades ao ar livre para seus atendidos, na ‘Semana do Brincar’

Atividades ocorreram no Parque Ecológico do Tietê com mais de 35 pessoas atendidas

Texto e fotos: Arthur Silvestre

Há várias pessoas em frente a algumas árvores, funcionários da SASF vestidos de branco com a logo azul da instituição, junto com mães e suas crianças, uma delas de preto com a filha vestida de rosa em seus ombros, outra de azul com a filha vestida de cinza no ombro. Na frente tem um menino vestido de vermelho.

Na manhã da última terça-feira (23), o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) de Cangaíba, situado na zona leste de São Paulo, promoveu uma série de atividades ao ar livre, em função da ‘Semana do Brincar!’, para mães e crianças atendidas pela instituição. As atividades foram realizadas no Parque Ecológico do Tietê, e contaram com a presença de 37 participantes, sendo elas 14 mães e 23 crianças.

Marcelo Gomes Vilela, psicólogo da SASF e orientador das atividades, disse em entrevista que o foco das atividades é buscar a introdução das crianças atendidas a atividades ao ar livre, e criar uma conexão maior com a natureza, através dos sentidos humanos. “Muitas crianças não têm contato com a natureza, é uma realidade distante da delas, e o Parque Ecológico consegue fazer com que as crianças fiquem mais perto das coisas naturais”, complementou o orientador.

As atividades iniciaram às 10h da manhã, onde a primeira atividade consistia em levar as crianças para um local dentro do parque, onde elas poderiam ouvir os sons da natureza, e posteriormente dizer aos orientadores quais sons elas identificaram, assim estimulando a criatividade e imaginação dos participantes. Depois dessa atividade, as crianças foram instruídas a pegar as folhas de árvore que os chamassem mais atenção, com ajuda de um adulto, assim dando início a segunda atividade, que se baseava em uma colagem dessas folhas em uma folha de papel.

Há uma menina com um lacinho rosa na cabeça, vestida com um vestido rosa, passando cola com um pincel em uma folha de árvore. Ao lado dela, uma funcionária da SASF, vestida de branco com um boné rosa, sorri e instrui a criança na atividade

Após o término da colagem, foi servido lanche e frutas para todos os participantes e, em seguida, a terceira atividade que se tratava de uma contação de histórias interativas sobre a natureza, seguida de uma caça ao tesouro. As crianças deveriam procurar um objeto da natureza qualquer, e explicar o porquê consideravam aquilo um tesouro, trazendo assim um maior contato com a natureza. No final, foram servidos mais lanches para os participantes e se encerraram as atividades.

A ‘Semana do Brincar!’ tem o objetivo de valorizar o ato de brincar e reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças. Esse ano, ocorre entre os dias 20 e 28 de maio, e tem como tema ‘A Natureza no Brincar’, com foco na conexão das crianças com o meio ambiente.