Prefeitura realiza quase 3 mil acolhimentos durante a onda de frio na cidade

Entre os dias 20 e 26 de abril foram distribuídos 15 mil cobertores para pessoas em situação de rua

Foto: Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), registrou quase 3 mil acolhimentos entre os dias 20 e 26 de abril, durante o funcionamento das tendas e da abertura de vagas emergenciais em apoio às pessoas em situação de rua.

As tendas montadas pela SPTuris em três pontos estratégicos da cidade - República, Marechal Deodoro e Mooca – distribuíram bebidas quentes e 14.713 cobertores. Além das 13 vans da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), vinculada à secretaria, disponíveis para a locomoção das pessoas que aceitavam os acolhimentos sociais, ônibus cedidos pela SPTrans fizeram o transporte dos atendidos. A busca ativa da Prefeitura e as solicitações via central 156 resultaram também na entrega de 765 cobertores que, somados às tendas, totalizam 15.478 itens ofertados.

Durante esse período de temperaturas mais baixas foram feitos 2.712 encaminhamentos para vagas de acolhimento, sendo que 913 foram realizados pelas tendas e 1799 por equipes de abordagem social.

“Acolhemos, entregamos alimentação quente e cobertores. Oferecemos transporte para os centros de acolhimento e vacinas. Essa frente de ação da Prefeitura, que envolve Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos, SPTRANS e SPTURIS nos dá a medida de como uma ação bem-planejada, com foco na proteção das pessoas, pode alcançar resultados significativos. Temos muito trabalho pela frente, mas também temos equipes comprometidas e responsáveis. Isso faz toda a diferença”, afirma o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Para reforçar a capacidade de acolhimento da rede socioassistencial nesse período, a SMADS também criou 765 vagas emergenciais na cidade, distribuídas nos clubes municipais de Santana, na Zona Norte; Independência, na Zona Sul; e Barra Funda, na Zona Oeste. O Núcleo de Convivência Chá do Padre, na Sé; o Centro de Acolhida (CA) ‘Portal do Futuro’, na Luz; o Hotel Borba, no Brás; o CA ‘Arsenal da Esperança’, na Mooca; o Hotel Boicorá, na Penha; e o Hotel Natura, em São Miguel Paulista, também integram a lista.

Nesses serviços de acolhimento a pessoa em situação de rua pode tomar banho (foram entregues kits individuais de higiene), guardar seus pertences no bagageiro, ter acesso às refeições (café da manhã, almoço e jantar), e pernoite. Além disso, quem esteve em quaisquer desses equipamentos recebeu atendimento social, o que possibilita encaminhamento para outras políticas públicas, de acordo com a demanda de cada um.

Operações Baixas Temperaturas

A potaria que ativa a Operação Baixas Temperaturas (OBT) na capital foi publicada hoje (28). A partir de então, serão estabelecidas diretrizes da ação, que prevê intensificar as abordagens sociais realizadas às pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

Ampara SP

O Programa Ampara SP, que teve início no último dia 10, continua realizando atendimento integral com escuta e acolhimento feitos por profissionais interdisciplinares tais como pedagogos, sociólogos, terapeutas ocupacionais e arte-educadores. Essa ação também é um braço importante, especialmente nos dias de frio, para auxiliar no convencimento das pessoas em situação de rua.

Entre 10 e 27 de abril as equipes do Ampara SP realizaram 2.062 atendimentos à população em situação de rua, que resultaram em 704 encaminhamentos aos serviços de acolhimento.

As pessoas que aceitam as ofertas de acolhimento são encaminhadas para vagas contratadas pela administração municipal em hotéis, localizados no Centro, preparados para receber em equipamentos separados pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+.

Rede de acolhimento

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com quase 22 mil vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua. Entre os serviços estão os Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos e Vilas Reencontro, entre outros.

Os encaminhamentos para os serviços da Prefeitura são realizados por meio de um dos seis Centros POP, dos 54 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos 30 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) ou por meio de abordagens realizadas pelas equipes do Serviço Especializado (SEAS). Atualmente existem 295 duplas de orientadores socioeducativos de SEAS que trabalham em toda a cidade de São Paulo.

A SMADS destaca, no entanto, que a mesma pessoa pode ser atendida, abordada e acolhida mais de uma vez.