Profissionais da Assistência Social recebem homenagem no Theatro Municipal

Os servidores da rede também assistiram ao ‘Especial John Willians’, com a Orquestra Sinfônica e o Coro Lírico Municipal

Texto: Samuel Fragoso 
Foto: Divulgação SMADS

Em primeiro plano estão dez pessoas segurando certificados. Ao fundo, uma orquestra no Theatro Municipal.



Gratidão, alegria e emoção. Esses foram alguns dos sentimentos demonstrados na noite da última quarta-feira (14), no Theatro Municipal, no centro, durante a homenagem promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) aos profissionais da rede socioassistencial, especialmente por suas atuações durante a pandemia de COVID-19. As entregas dos certificados foram realizadas nos intervalos da apresentação inédita do Especial John Willians, com a Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico Municipal, regidos pelo maestro Roberto Minczuk.

Para o secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr, a homenagem feita aos servidores da Secretaria é um reconhecimento para aqueles que atuaram na ponta do atendimento em meio a um dos períodos mais críticos pelos quais o mundo passou. “Homenageamos, com todos os méritos, os profissionais da área da saúde. Me incomodava a falta de reconhecimento aos profissionais da Assistência Social. A partir de hoje, esse reconhecimento também ganhou o seu lugar”, comentou.

Servidores da rede socioassistencial, direta e parceirada, militantes dos direitos da população em situação de rua foram homenageados, receberam certificados de gratidão pelos serviços prestados à cidade nos intervalos do espetáculo. Uma das homenageadas da noite foi Maria Helena de Oliveira, 64, que iniciou sua trajetória no serviço de abordagem social há 15 anos, quando a atividade ainda era chamada Presença Social nas Ruas (PSR).

Em 2021, Maria Helena positivou para Covid 19 e ficou por meses na UTI, em uma situação crítica. A luta foi grande, mas após esse período em que quase perdeu a vida, recebeu alta e iniciou o processo de reabilitação. “Retornar a minha atividade nas ruas foi uma vitória pessoal, tudo que vivenciei até aqui na Assistência Social é algo que não consigo descrever”, disse.

Outro homenageado foi Mauro Pereira, 60, gerente do Centro de Acolhida (CA) Portal do Futuro, na Luz, região central da cidade. Pereira começou na Assistência Social aos 35 anos, quando ele decidiu estudar para ‘cuidar de pessoas’. Depois de 11 meses atuando em um Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV), foi convidado para ser gerente do CA Portal do Futuro.

O espetáculo regido pelo maestro Roberto Minczuk, tocou trilhas de grandes sucessos de filmes como Harry Potter, Star Wars, além de canções natalinas. Cerca de mil pessoas compareçam ao evento.

Na imagem aparece uma orquestra no Theatro Municipal