Cultivo de horta capacita, ensina e alimenta no Centro Martin Luther King, na Zona Sul

Centro de Convivência Intergeracional fica no distrito de Marsilac e desenvolveu uma oficina para produção da agroecologia; atividade mobiliza o interesse de diferentes gerações no serviço

Diversos conviventes do serviço colocam suas mãos umas sobre as outras, simbolizando a união, em volta de uma das plantações feitas na horta do local.

Texto: Ícaro Polo Domingues
Fotos: Acervo

 O Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Martin Luther King, localizado no distrito de Marsilac, na Zona Sul da capital, e com gestão da OSC Associação ProBrasil, dispõe de uma oficina com o intuito de produzir alimentos agroecológicos. A atividade ocorre às segundas-feiras, em dois períodos distintos.

Durante as aulas, os conviventes aprendem sobre o processo de produção de alimentos saudáveis em diferentes sistemas de manejo. Também recebem noções sobre os conceitos de agricultura orgânica e biodinâmica, e aprendem diferentes técnicas de plantação.

Tudo é feito em um espaço disponibilizado dentro do serviço e reservado para a distribuição das mudas. São cultivadas diferentes hortaliças que depois são colhidas e utilizadas no preparo das refeições servidas aos próprios conviventes.

Além disso, o excedente de produção também pode ser aproveitado pelas pessoas que frequentam o espaço. “A colheita é ofertada aos conviventes para que possam levar para suas casas, treinar o que aprenderam e continuarem se alimentando de forma saudável”, conta a assistente social Cristina Alves.

A agroecologia é o resgate de técnicas de cultivo ancestrais, praticadas por povos originários de diferentes continentes. Esses povos tinham na observação da natureza sua principal forma de aprendizagem e defendiam como proposta a comida “de verdade”, sem veneno, feita de acordo com princípios naturais e com respeito ao equilíbrio dos ecossistemas.

Mulher convivente do serviço, usando óculos, segura em suas mãos dois maços de salsas que foram coletadas da horta agroecológica do serviço.