Centro de Referência de Assistência Social Casa Verde realiza capacitação sobre população LGBTI

Ação objetivou debater a abordagem de pessoas trans na Assistência Social

Cerca de quarenta pessoas sentadas em cadeiras de plástico brancas formando semi-circulo ouvindo palestra de mulher em pé a frente de uma mesa. Ao fundo da sala, há uma apresentação de power point.

Texto: Guilherme Fernandes
Foto: Acervo

A inclusão é um dos pilares da Assistência Social. Com este foco, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa Verde realizou, no dia 19/09, uma capacitação para 50 assistentes sociais sobre abordagem de pessoas transgênero nos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Além das questões de abordagem, a capacitação debateu as formas de tratamento à população trans em termos de denominação, cenário atual do público e fortalecimento de vínculos. Houve também a participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da qual se originam os Centros de Cidadania LGBTI.

A capacitação foi ministrada pela assistente social do Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis e mulher trans, Renata Peron. A assistente realiza capacitações em empresas privadas e órgãos públicos afim de intensificar o debate em outras esferas.

De acordo com Renata é necessário naturalizar a presença de pessoas trans nos ambientes de sociais, sobretudo os de trabalho. “É de suma importância que o CRAS e CREAS pratiquem com frequência essa questão para melhorarem seus atendimentos e alcançar uma sociedade mais acolhedora”, comenta a assistente social.