Rede Socioassistencial participa da 12ª Edição do Festival “Nossos Talentos”

Serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) Tremembé apresentaram seus trabalhos no evento

#PraCegoVer:Meninos e meninas com tecidos coloridos enrolados no corpo, pinturas geométricas no rosto e as mãos levantadas sinalizando poder.

Texto: Helena Lima
Foto: Acervo


Na busca pela valorização do potencial criativo e artístico dos atendidos pelos serviços conveniados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tremembé, foi realizado a 12ª Edição do Festival “Nossos Talentos”- no dia 20/09, em parceria com a Rede Socioassistencial da Proteção Básica e Especial.

O tema deste ano foi “A Transformação que Queremos” e contou com cerca de 800 conviventes referenciados no CRAS e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Tremembé. Para a coordenadora do CRAS, Mariana Ugolini, o festival é resultado do trabalho socioeducativo desenvolvido pelos Serviços ao longo do ano. “O tema possibilitou refletir sobre a importância das políticas públicas no contexto social em que vivemos, revelando e incentivando o potencial criativo das crianças, adolescentes, jovens e idosos, usuários dos serviços da Proteção Social Básica e Especial, através de apresentações criativas, reflexivas e educativas”, acrescenta a coordenadora.

Diversos assuntos foram contemplados nas apresentações, como por exemplo, inclusão, música, arte e políticas públicas. A iniciativa contou com a participação dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA’s) Zilda Arns, Fontalis, Mutirão, Soraya Maria, Jova Rural, Núcleo de Convivência (NCI) Feliz Idade, Núcleo de Apoio a Inclusão Social (NAISPD) Nossa Sra de Lourdes, Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicilio (SASF) Tremembé, Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESPs) Vila Albertina e Dom Bosco, além do Centro para Juventude (CJ) Helena Portugal.

O festival ocorre anualmente e foi criado para estimular a socialização entre os usuários do sistema socioassistencial. Essa edição ocorreu no CEU Jaçanã e teve duração de um dia.