Iftar Solidário é celebrado no Complexo Boracea da SMADS

Jantar especial para comemorar o Ramadan foi oferecido aos conviventes

 

Conviventes jantam em mesas brancas de plástico em refeitório enfeitado com bandeirolas e fitas coloridas

Texto: Thiago Crivelaro
Fotos: SECOM

 

No dia 28 de maio, terça-feira, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), ofereceu jantar para cerca de 1400 conviventes no Centro de Acolhida Oficina, localizado no Complexo Boracea, serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). É a primeira vez que foi realizado no local o projeto “Iftar Solidário – O Islam contra a fome”.

A refeição ocorreu para marcar o Ramadan, mês sagrado da religião islâmica. Trata-se de um período no qual os fiéis fazem jejum, iniciado quando nasce o sol e finalizado quando ele se põe, dedicando mais tempo às orações e confraternizações com a família e a comunidade, além da maior atenção às práticas de caridade.

Numa iniciativa inédita, a FAMBRAS optou por compartilhar esta celebração religiosa com a população em situação de rua, para assim reafirmar o compromisso de solidariedade a que o momento está vinculado. “Nós enquanto brasileiros e muçulmanos precisamos prestar atenção nessas pessoas que estão na rua, que estão passando fome e essa é uma maneira bastante simbólica de mostrar que estamos lado a lado da Prefeitura com esse objetivo”, explica o presidente da FAMBRAS, Mohamed Hussein El Zoghbi.

O Complexo Boracea está localizado em um terreno de 17.000 m², instalado no bairro da Barra Funda, com amplas instalações que comportam desde dormitórios, banheiros individuais, sala de TV, cinema, guarda-volumes, lavanderia, biblioteca, horta comunitária, salão de atividades, espaço de convívio, restaurante e atendimento social. No local estão localizados quatro centros de acolhida para adultos, um centro de acolhida especial para idosos, um núcleo de convivência para pessoas em situação de rua e um centro de acolhida para convalescentes.

O secretário-adjunto da SMADS, Marcelo Del Bosco, e o prefeito da Cidade de São Paulo, Bruno Covas, prestigiaram o evento. Estiveram presentes também o Cônsul dos Emirados Árabes Unidos, Ibrahim Salem Alalawi, o Cônsul Comercial do Egito, Mohamed El Khatib, o presidente da FAMBRAS, Mohamed Hussein El Zoghbi e o vice-presidente da mesma instituição, Ali Hussein El Zoghbi.

O Prefeito destacou o caráter colaborativo da ação. “Agradeço essa iniciativa em nome da cidade de São Paulo, que se orgulha de ser uma cidade da diversidade. Espero que outras ações como essa venham para ajudar as pessoas”, comenta.

Já o convivente Jamil dos Santos, 63 anos, convivente do Centro de Acolhida há mais de um ano, declamou dois de seus poemas para o Prefeito após o jantar. “Guardo tudo na cabeça e já tive oportunidade de declamar meus poemas para muita gente. Não podia perder essa oportunidade”, arremata.

 

Voluntária da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil segura bandeja com comida em close nas suas mãos

 

Prefeito de São Paulo Bruno Covas, secretário-adjunto Marcelo Del Bosco, autoridades da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil e convidados em pé no refeitório do serviço.