Secretário da SMADS participa do I Encontro em Defesa da Saúde da Mulher

O encontro ocorreu no Auditório Queiro Filho 


Fotos e texto: Mônica Quiquinato

 

O I Encontro em Defesa da Saúde da Mulher, realizado hoje (29/12), contou com a presença do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), José Castro, que na oportunidade compôs a mesa de abertura para marcar as ações afirmativas de direitos humanos, em uma parceria entre o Ministério Público, a Prefeitura de São Paulo por meio das secretarias de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SMDHC), além do Sebrae-SP e a bancada feminina da Câmara Municipal. A iniciativa ocorreu no Auditório Queiroz Filho, no centro da capital.

A abertura foi marcada por um jogral de depoimentos dos agentes de saúde pelo auditório e depois, em outro ato, vestiram uma camiseta com os dizeres “Você não está sozinha”. A mesa contou também com a presençca do sub-procurador geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira. A programação seguiu com apresentações de especialistas na área de saúde.

“A prevenção é o melhor caminho para evitar que mulher seja vítima e o grande desafio é sensibilizar os homens, trabalho que vem sendo feito por meio dos CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, destacou José Castro. As secretárias das pastas de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Berenice Giannella, e de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Aline Cardoso, também estiveram presentes e ressaltaram a importância das ações em conjunto com todos os poderes e a sociedade civil.

O encontro é parte do plano de trabalho do Projeto de Prevenção de Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família (PVDESF), instituído no município pela Lei nº 16.823/18, fruto da bancada feminina da Câmara Municipal.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência física e sexual é um problema de saúde pública que afeta mais de 1/3 de todas as mulheres do mundo e as consequências da violência para a saúde das mulheres podem ser diretas ou de longo prazo, acarretando danos variados, desde físicos, de ordem sexual e até problemas de saúde mental.