Em clima de confraternização, SAICA Santo Amaro ABECAL é reinaugurado

O serviço tem capacidade para acolher até 20 adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Fotos: Divulgação
Texto: Juliano Damasco

Nesta segunda-feira (22/10) aconteceu a reinauguração do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Santo Amaro. Essa reinauguração é proveniente da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Associação Beneficente Caminho de Luz (ABECAL).

Para apresentar o serviço à rede de Santo Amaro, foi realizado um café da manhã para os convidados. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes no evento, entre representantes do sistema de garantia de direitos, profissionais dos serviços de saúde, assistência social e educação, além de moradores da região, que foram lá para prestigiar e conhecer o novo espaço.

Segundo a gestora de parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Santo Amaro, Isabela Grilo Pessoni, a reinauguração do SAICA é a “materialização da garantia de direitos à adolescentes em situação de risco pessoal e social”. “Acredito que nosso trabalho, em parceria com a OSC e com a rede do território, vai contribuir para um olhar mais sensível ao público atendido, na perspectiva do fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento de potencialidades”, completou Isabela.

O equipamento tem capacidade para acolher provisoriamente até 20 adolescentes, de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. As vagas serão disponibilizadas pela Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), com permanência de até 60 dias. Mesmo tendo sido reinaugurado essa semana, o SAICA já realizou o acolhimento de mais de 15 adolescentes em seu espaço.

A equipe é formada por 23 profissionais completamente capacitados, entre gerente, assistentes sociais, psicólogos, orientadores socioeducativos, cozinheiros e apoio operacional.

“A presença de todos demonstrara a possibilidade de parceria, fundamental para um serviço de acolhimento inicial e isso me deixa muito mais tranquila para realizar o trabalho. Estou bem feliz e confiante com o trabalho que vamos realizar”, revela Ednea Shaider, gerente do SAICA Santo Amaro ABECAL.

SAICA

O Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) tem como objetivo oferecer acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

A SMADS conta com 131 SAICAs distribuídos por toda a capital paulista, que, juntos, disponibilizam mais de 2.500 vagas.