Multiplicadores da SMADS participam da capacitação no módulo “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança”

O curso está sendo ministrado para dar continuidade na implementação do Programa Criança Feliz

Fotos: Juliano Damasco
Texto: Coordenadoria de Proteção Social Básica e Assessoria de Comunicação SMADS

O Programa Criança Feliz, instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, é uma iniciativa do governo federal para ampliar a rede de atenção e cuidado integral à primeira infância e da consequência ao Marco Legal da Primeira Infância aprovado pela Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016.

O processo de implementação do Programa na cidade de São Paulo iniciou-se em outubro de 2017 de forma integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), com reuniões de alinhamento de modelagem da matriz formativa e oficinas com profissionais dos CRAS e SASFs.

Em maio de 2018, de acordo com as diretrizes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e coordenado pela SEDS e SMADS, foi realizado em São Paulo, a capacitação de suas equipes, as quais foram multiplicadoras para todos os profissionais envolvidos na execução do PCF, no módulo “Guia para Visita Domiciliar”.

Neste mês de outubro, para dar continuidade na implementação do Programa Criança Feliz, foi acordado com o MDS, Secretaria Nacional de Promoção de Desenvolvimento, representantes da SEDS, Coordenadoria de Desenvolvimento Social - Prof. Homero Borges de Carvalho - , e da Coordenação de Proteção Social Básica (CPSB/SMADS) - Sylmara Andreoni Vettorello Ramires - a capacitação do módulo “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC)”.

O curso tem como público alvo os multiplicadores que são servidores dos CRAS Artur Alvim, Ipiranga, Jabaquara, Mooca, Parelheiros, Jaçanã/Tremembé, a SAS Vila Maria/Vila Guilherme, o Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) e CPSB, que está acontecendo entre os dias 01 e 05 de outubro. As aulas são ministradas pelas capacitadoras de SEDS, Sras. Cláudia Marzagão e Claudia Christiane Alves Penha, no ESPASO - Av. Professor Ascendino Reis, 830.

A metodologia da proposta pode ser resumida por palavras-chave que estão intimamente relacionadas: estimular, estabelecer vínculo, comunicar e brincar. “A capacitação possibilitará o aprofundamento dos nossos métodos para cuidados com as crianças. Dessa maneira, vamos estar mais habilitados e preparados para ajudá-las nas mais diversidades necessidades”, revela a ministrante, Cláudia Marzagão.

Para a multiplicadora e gestora de Parcerias do CRAS Parelheiros, Eliane Alves Faria, essa iniciativa é muito importante. “Essas aulas vieram para nos capacitar e melhorar nossa compreensão à primeira infância, ao vínculo mãe e filho. Além disso, o que aprendermos daqui, nós levaremos para os técnicos dos SASFs e dos CRAS”, comentou Eliane.