CTA Liberdade realiza rodas de conversa sobre temas históricos

Conviventes acabam recordando fatos do passado e relacionando com o presente e o futuro

 

Fotos: Divulgação
Texto: Letícia Weinz

Com a proposta de criar vínculos com os conviventes, o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Liberdade começou, desde abril, a realizar rodas de conversas semanalmente sobre história e política, a fim de recordar fatos de antigamente e aprenderem novos assuntos.

Compreender o que aconteceu no passado e relacionar como se vive hoje é muito importante. A ideia sobre esses temas surgiu devido o país estar em ano de eleição. Segundo Wagner Cremonezi, pedagogo e orientador socioeducativo do CTA, os conviventes acharam interessante a proposta, pois diante do cenário político atual é necessário ser discutido sobre o assunto.

Wagner começou a falar sobre política no começo de junho, trazendo a história desde a Grécia Antiga, fazendo um paralelo sobre o passado e o presente e o que almejam para o futuro. “Esse assunto é complexo e não se resume apenas a partidos. Ao final das aulas deixo perguntas como forma de reflexão sobre o tema proposto”, comentou.

Após apresentação da Grécia Antiga, Wagner trouxe temas como Capitalismo e Socialismo, Primeira e Segunda Guerra Mundial e agora, a Guerra Fria. “Trouxe as adversidades que uma guerra promove, em que não há vencedores. Sobre a Guerra Fria, farei a ligação com o Capitalismo e Socialismo”, disse.

Toda segunda-feira Wagner busca transmitir o máximo de sua sabedoria para os conviventes e trazer grandes reflexões. “Ele prepara as aulas sempre com muita dedicação e carinho para os nossos conviventes”, comentou Célio, gerente do CTA Liberdade.

A roda de conversa é uma oportunidade para os conviventes adquirirem conhecimento, formar pensamentos críticos e trocar ideias. “Vejo em cada um deles um potencial elevado e a roda de conversa tem sido um espaço de importante discussão. Vê-los conversando com outras pessoas e debatendo ideias no CTA com outros conviventes é o maior reconhecimento que eu possa ter”, afirmou o pedagogo e orientador socioeducativo.

Além disso, os conviventes estão tendo a chance de realizar passeios culturais, com a proposta de olharem a cidade de outra maneira. No dia 22/08, a equipe do CTA Liberdade levou os conviventes para assistirem uma peça sobre o Militarismo aproveitando o tema da roda de conversa de julho. “Eles puderam entender e sentir um pouco do que foi esse período no país. Eu procuro fazer um paralelo do passado com o presente, para construirmos um futuro melhor”, finalizou Wagner.