Secretário Filipe Sabará visita escolinha de futebol Arena Bela Vista na região central da capital

Crianças e adolescentes da região da Bela Vista terão um local muito melhor para a prática do futebol

 

Texto: Glauber Luciano

Foto: Laura Leal

Na noite de quarta-feira, dia 25 de julho, o secretário de assistência e desenvolvimento social Filipe Sabará visitou a escolinha de futebol Arena Bela Vista, que funciona debaixo do Viaduto Júlio de Mesquita Filho, no Bairro da Bela Vista. Estava acompanhado do secretário João Siqueira de Farias, de Esportes e Lazer, e o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak. No local, alguns moradores adaptaram uma quadra de futebol society para ensinar os fundamentos do futebol para crianças e adolescentes do bairro.

As aulas foram iniciadas em novembro de 2016 pelo Antonio Carlos e Gilson, moradores da região. A ideia principal seria possibilitar lazer e esporte para as crianças, visto que não existia nenhum espaço para praticar futebol. O local também era usado para consumo de drogas e ficava muito mal visto pelos moradores. Foi então que, com a doação de tapetes de grama sintética de uma quadra da Pompeia, doações em dinheiro de ex-jogadores amigos para a compra de traves, bolas, dois jogos de uniformes e a doação de refletores, os idealizadores do projeto passaram a convidar as crianças para jogar futebol.

Para não atrapalhar o fluxo escolar, as aulas são ministradas à noite, das 18h30 às 20h30. Às segundas-feiras e quartas-feiras para crianças de seis a 10 anos. E nas terças-feiras e quintas-feiras, para adolescentes de 11 a 15 anos. O número foi aumentando e hoje eles cuidam de 170 jovens. Eles contam também com a ajuda de outros três amigos, sendo um ex-jogador, outro ex-goleiro e o terceiro formado em educação física. Além do futebol, agora também tem roda de capoeira no local.

Como as condições são muito precárias (os tapetes de grama estão bem desgastados e os refletores não dão conta da iluminação), o Antonio Carlos e o Gilson buscaram ajuda na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e receberam do secretário João Siqueira boas notícias. Juntamente com a Prefeitura Regional da Sé, serão providenciadas melhorias no local, como instalação de tapetes e refletores novos, cercar o local com alambrado, visando a segurança das crianças e, num local vago ao lado, a instalação de aparelhos de ginástica ao ar livre.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), vai cadastrar as famílias das crianças e adolescentes, para ampliar o trabalho da rede socioassistencial na região, oferecendo os serviços, programas e projetos sociais, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Os idealizadores acreditam que, com todas as benfeitorias e implantação de políticas públicas, poderão aumentar a oferta de vagas e atender por volta de 600 ou até mesmo 700 jovens de todos os bairros vizinhos do Centro da Capital.