ATENDEs

 



Foto: Wagner Origines/SMADS
Por: Bruna Carvalho

As unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) instaladas na região da Luz fazem parte do projeto Redenção, cujo objetivo é resgatar e dar oportunidade de tratamento aos dependentes químicos.

O local é destinado ao acolhimento e atendimento de dependentes químicos e são disponibilizados serviços de higiene pessoal, alimentação e atendimento socioassistencial para os conviventes.

Atualmente, existem três unidades do equipamento no centro da cidade, nas quais são disponibilizadas 420 vagas para pernoite e cerca de 1.300 refeições por dia. A primeira unidade começou a operar no dia 9 de junho e a mais recente em julho.

A estrutura, com espaços de descanso, banheiros e refeitório, oferece serviços como cortes de cabelos, oficinas socioeducativas e encaminhamento para regularização dos documentos.

“Essa é mais uma porta de entrada para as pessoas que querem mudar de vida e sair da dependência química. Aqui, é oferecido o banho quente, áreas de descanso, toda a acolhida dos profissionais de assistência social, técnicos, educadores, área de conversa e também para exercícios físicos para que essas pessoas, no momento da abordagem, tenham a chance de serem encaminhadas a outros serviços já existentes e especializados”, disse o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará.

Desde a inauguração da primeira unidade o equipamento já registrou cerca de 140 mil atendimentos entre banhos, refeições, pernoites e cortes de cabelo. As abordagens são feitas na região de forma individual, baseadas na criação de vínculo com os agentes especializados, com disponibilização de transporte para deslocar os usuários até uma das unidades do ATENDE.

“Trata-se de uma operação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social exclusivamente para atender aos dependentes com acolhimento adequado pelo tempo que for necessário”, disse o prefeito.