Secretaria Municipal de Assistência Social oferece oportunidade de servidores cursarem gratuitamente pós-graduação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) realizou no último dia 16, no Campus Marte da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), a aula inaugural do curso de pós-graduação de Gestão Pública na Assistência Social com o tema “Cinco anos de SUAS (Sistema único de Assistência Social): Avanços e Desafios”. O evento foi aberto pela vice-prefeita e secretária de Assistência Social de São Paulo, e contou com a presença da Ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes e da Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Luiza Rizzotti.

O curso, fruto de uma parceria entre a SMADS e o Programa das Nações Unidas (PNUD), conta com 160 servidores matriculados – divididos em quatro turmas – e tem como objetivo aprofundar a formação profissional, integrando teoria e pratica no cotidiano de trabalho do servidor. Isto possibilita o aperfeiçoamento e a qualificação de suas ações com vistas à concretização da Política Nacional de Assistência Social e do Plano Municipal de Assistência Social de São Paulo.

Com duração de oito meses, o curso é dividido em nove módulos abrangendo os seguintes temas: O Estado e as Políticas Públicas na Contemporaneidade; Elaboração de Políticas Públicas; Planejamento Estratégico e Avaliação das Políticas Públicas; Orçamento Público, a Gestão da Seguridade Social no Brasil: Conceito e Sistema; a Gestão da Política de Assistência Social e os Direitos Socioassistencias; a Gestão da Rede Socioassistencial; Gestão Integrada da Rede dos Serviços, e Benefícios na Assistência Social. No final, os alunos vão apresentar uma monografia como trabalho de conclusão de curso.

Para a Ministra Márcia Lopes é sempre audacioso dar início a um processo de formação profissional. “São Paulo é um exemplo porque possui uma trajetória de construção, formulação, regulação de processos de estudos e pesquisas absolutamente muito mais avançadas do que um grande conjunto de municípios do Brasil. Volto à Brasília mais fortalecida e com mais responsabilidade de partilhar desse grupo que sonha e que está fazendo um Brasil cada vez mais justo”, declarou.

Segundo a vice-prefeita de São Paulo, essa é uma oportunidade rara, que tem como objetivo melhorar aquilo que temos de mais valioso: o trabalhador da área de assistência social: “Haverá beneficio pessoal, mas o mais importante será a qualidade ainda melhor que daremos ao atendimento dos usuários da rede”, concluiu.