SMADS participa do 1º Encontro de Metrópoles

Por Vinícius Dominichelli

 A secretária adjunta da SMADS, Cristina Cordeiro, participou entre terça (17) e quarta-feira (18) do “1º Encontro de Metrópoles: Agenda para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social”. O evento foi realizado em Curitiba e reuniu gestores da Assistência Social de 14 municípios referências na área de todas as regiões do Brasil.

O resultado do encontro foi a criação conjunta da Carta de Curitiba, documento oficial que será enviado ao governo federal e que contém as principais contribuições feitas durante o evento, além das maiores dificuldades das metrópoles com relação ao atendimento socioassistencial prestado no país.

O evento contou com a participação da secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro. “Precisamos escutar como as cidades estão se reorganizando e nos planejar para as diferentes realidades. Já é clara a necessidade de criarmos mecanismos de articulação entre estados e municípios e principalmente investir na articulação entre as políticas públicas”

A Carta de Curitiba aponta a necessidade de estabelecer novos critérios para a organização dos territórios e a regionalização da assistência social em regiões metropolitanas. Segundo o documento, esse tipo de atendimento aumenta consideravelmente os serviços realizados nas metrópoles, que acabam muitas vezes absorvendo as demandas. Foi sugerida, ainda, a criação de um fórum permanente com os representantes das metrópoles, dos governos estaduais e da Secretaria Nacional da Assistência Social (SNAS).

A carta será encaminhada ao Ministério do Desenvolvimento Social em Combate à Fome, que promove entre os dias 7 e 10 de dezembro a 10ª Conferência Nacional da Assistência Social, em Brasília.