Centro Pop Vila Maria promove atividades com os conviventes do Complexo Zaki Narchi

Foto: Centro Pop Vila Maria  

Por Rafael Santos

Para aproximar os conviventes dos serviços da rede pública, além de auxiliar na elevação da auto-estima, o Centro Pop Vila Maria promoveu uma série de atividades entre os dias 29 de maio e 3 de junho.

As ações foram realizadas em parceria com a Defensoria Pública do Estado, com o Instituto Embeleze, e também contaram com a participação de trabalhadores e gestores da rede pública.

No dia 29 de maio, os defensores públicos estiveram nos três Centros de Acolhida que fazem parte do Complexo Zaki Narchi realizando orientações sobre débitos com órgãos públicos, relações com a justiça, retirada de documentos, previdência social e outros serviços de interesse público.

No dia 2 de junho, o Centro Pop Vila Maria recebeu alunos e professores do Instituto Embeleze, que realizaram o corte de cabelo dos conviventes.

As atividades foram finalizadas no dia 3 quando trabalhadores, gestores e usuários dos serviços da rede pública participaram do Fórum Intersetorial Sobre Drogas e Direitos Humanos, onde foram discutidos temas sobre o combate às drogas e a articulação da rede socioassistencial para a prevenção, tratamento e reinserção dos indivíduos na sociedade.

Para o coordenador do Centro Pop Vila Maria, Edson Gonçalves Pelagalo, as atividades ajudam a ocupar o tempo dos conviventes e fornecer subsídios para seus projetos de vida. “Em primeiro lugar, [o projeto] visa aproximar os conviventes dos serviços que são ofertados”, disse.

Por meio de reuniões entre a rede socioassistencial e representantes da Defensoria Pública a orientação para os conviventes pode acontecer. “Os acolhidos tem receio em procurar os defensores públicos, mas com a vinda do grupo, as dúvidas puderam ser esclarecidas”, disse o coordenador.