Seminário debate exploração e violência sexual de contra crianças e adolescentes

Foto: Wagner Origenes


Texto: Vinicius Dominichelli


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promoveu, nos dias 18, 25 e 26 de maio, o “II Seminário: Desafios para a Política de Assistência Social no Atendimento Cotidiano de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência na Cidade de São Paulo”. Os encontros, que reuniram cerca de 250 pessoas, foram realizados no auditório da Uninove.

No final do ano passado, o primeiro seminário formou quatro Grupos de Trabalho, envolvendo profissionais dos serviços CREAS, Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e do Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico de Assistência Social de todas as regiões da cidade. Todos os meses os GTs se encontraram regionalmente, debatendo os temas abordados no primeiro seminário e com objetivo de construir a temática para o segundo seminário.

No encontro do último mês de maio, cada grupo convidou um debatedor convidado para aprofundar a temática. O encontro reuniu profissionais dos CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência) e também dos NPJs (Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico).

O próximo passo do encontro será a realização, em data a ser definida, de um seminário devolutivo dos encontros dos GTs e também avaliação dos participantes sobre a metodologia adotada para debater e aprofundar o tema a respeito da exploração e violência sexual de contra crianças e adolescentes.