COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS

Canal Profissional - Rede São Paulo Saudável

1ª Encontro de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) no Município de São Paulo

Colaborador: Marcella Jeane Duarte

O programa Compartilhando Conhecimentos, exibido no dia 19 de outubro, voltou a falar sobre o 1ª Encontro de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) no Município de São Paulo, com a presença de Ana Lúcia Spiassi, coordenadora de prevenção da Área Técnica de DST/Aids da SMS-SP.

Ana destacou que ações de prevenção à Aids são essenciais para diminuir o número de pessoas contaminadas pelo vírus, principalmente se tratando de uma doença que não tem cura.
Entre essas ações existe a prevenção combinada, em que a camisinha não é o único recurso para evitar a exposição à doença. “Prevenção não é só camisinha”, reforçou.

Ela também falou sobre a profilaxia pós-exposição, que consiste em tomar a medicação de tratamento da doença após a relação sexual sem uso de preservativo. Apesar das opções, ela destacou que é importante informar e distribuir preservativos à população. “Se a pessoa tem um preservativo na mão ela pode usar ou não. Se ela não tiver é 100% de certeza que não vai usar”, reiterou.

Outro ponto comentado por ela foi a possibilidade que o encontro trouxe de catalisar as discussões sobre temas como, por exemplo, a vulnerabilidade das populações negras e jovens em relação ao contágio pelo vírus. Segundo ela, entre jovens de 20 e 24 anos não houve queda no número de contaminados.

Além disso, foi possível a articulação com grupos e páginas nas redes sociais que fazem discussões sobre comportamentos sexuais, DST’s e Aids e que possuem grande apelo com os jovens. Segundo Ana, é importante abrir as discussões sobre o assunto para o maior número possível de grupos e coletivos. 

 Assista ao programa completo aqui.

-------------- 

Programas anteriores

  • PROFAPS
    Exibido no dia 2 de março de 2015

Programas exibidos em 2014

Programas exibidos em 2013

Programas exibidos em 2012