Conselho de Trânsito e Transporte tem primeiro encontro e apresenta dados do sistema

A remuneração e arrecadação do sistema de transporte coletivo feito por ônibus na cidade de São Paulo, a necessidade de remodelação da infraestrutura do setor e a abertura para a população debater e indicar mudanças para o setor. Esses foram alguns dos temas abordados na primeira reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) ocorrida na manhã de sexta-feira, dia 2, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, no Centro da capital.

Durante o encontro, o secretário municipal de Transportes da cidade, Jilmar Tatto, fez uma apresentação sobre a atual situação do sistema de trânsito e transporte e as perspectivas para os próximos anos. Um dos aspectos focalizados foi a necessidade de implementação de 150 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, à esquerda das vias, o que deverá ocorrer até 2016.

Mobilidade na pauta

Tatto também lembrou o trabalho que vem sendo feito de instalação de 220 quilômetros de faixas à direita do viário e que deverá estar concluído até o final de 2013. No Conselho, também serão colocados em debate o novo modelo de funcionamento do serviço de ônibus na cidade e temas como o Plano Municipal de Mobilidade, cuja abordagem será feita já no próximo encontro, em 25 de setembro.

Os debates servirão, também, como fonte de subsídios à elaboração da futura licitação que tratará da operação do transporte coletivo em São Paulo. “Estamos discutindo de forma ampla e participativa todos os aspectos para que tenhamos um novo modelo em funcionamento na capital”, disse o secretário.

A reunião serviu ainda pO secretário Jilmar Tatto, à esquerda, apresenta dados de funcionamento do sistema de transporteara a apresentação e discussão da receita e remuneração das empresas e consórcios que operam no sistema. O diretor de Gestão Econômico-Financeira da São Paulo Transporte (SPTrans), Adauto Farias, apresentou um histórico e os números do complexo.


O Conselho é composto por 39 membros, sendo 13 representantes da Prefeitura, e igual número dos operadores de serviço (sindicatos, associações e concessionárias de transporte) e da sociedade civil, que foram empossados na reunião. Além deles, há nove entidades convidadas. O grupo foi criado pelo prefeito Fernando Haddad em 2 de julho deste ano.

Fotos: Elisa Rodrigues
Assessoria de Imprensa - SMT
 
* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT