Secretaria Municipal de Transportes recebe propostas para serviço de Transporte Escolar Gratuito

A Secretaria Municipal de Transportes recebe as propostas dos operadores interessados em participar do processo de licitação para o serviço de Transporte Escolar Gratuito - TEG no dia 10 de janeiro, das 8 às 17h30, no Estádio do Pacaembu.

O serviço de Transporte Escolar Gratuito tem como objetivo principal garantir acesso seguro à escola, aos alunos matriculados na rede municipal de educação infantil,  ensino fundamental e conveniadas. 

A nova licitação prevê a contratação de 1.965 veículos, sendo uma cota de 10% reservada para veículos adaptados para transporte de crianças com deficiência ou mobilidade reduzida. Em 2007, o serviço era realizado por cerca de 1.700 vans.

Obterão melhor pontuação na concorrência pública os veículos de maior capacidade de lotação, fabricados em 2007 e adaptados para transporte de alunos com necessidades especiais. A classificação levará em conta não somente as características dos veículos, bem como a habilidade e experiência do condutor. A convocação será feita de acordo com o número de vagas disponíveis: 1.235 em janeiro e 730 em junho.

Cada um dos operadores transporta, em média, 20 crianças por viagem, atendendo cerca de 100 mil crianças. As vans contratadas percorrem mensalmente 4,4 milhões de quilômetros no transporte das crianças de suas residências para as escolas e no retorno para suas casas.

O cadastramento dos alunos a serem transportados é feito pelas escolas municipais de São Paulo - por meio das 13 coordenadorias de educação - e conveniadas. Recentemente, foi efetuado novo cadastramento, sendo que os critérios determinados pelo decreto que criou o TEG priorizam o atendimento dos alunos que sejam portadores de necessidades especiais; tenham problemas crônicos de saúde; residam a uma maior distância da escola; apresentem menor faixa etária; e menor renda familiar.