O secretário municipal de Transportes recebeu no dia 29 de janeiro, terça-feira, representantes dos motociclistas de São Paulo para discutir a medida, em caráter experimental, da proibição do tráfego de motocicletas na pista expressa das marginais Tietê e Pinheiros, a partir do próximo dia 11 de fevereiro de 2008.
Durante o encontro, onde estiveram presentes Gilberto Almeida, Presidente do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Lucas Pimentel, da Associação Brasileira de Motociclistas e Reinaldo de Carvalho, presidente da Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo, técnicos da CET expuseram os motivos que os levaram à proibição. Segundo os técnicos, as pistas expressas apresentam duas vezes mais acidentes com mortes do que as pistas locais.
Os representantes dos motociclistas se mostraram preocupados com a medida adotada pela Prefeitura. Para eles, o índice de acidentes com motos tende a aumentar caso os motociclistas passem a circular apenas pela pista local das marginais.
Durante a reunião, também foram apresentadas propostas para a criação de pistas exclusivas para as motos na cidade de São Paulo. Entre as propostas estão a criação da faixa para motos nas pistas de serviço às margens dos rios Tietê e Pinheiros e a construção de uma faixa exclusiva sobre o rio, utilizando a calha já concretada. A proposta da faixa exclusiva para os motociclistas foi apresentada pelo engenheiro e ex-secretário de Transportes da cidade de Mogi das Cruzes, Itys Fides.
Ao final da reunião, o secretário municipal de Transportes informou que as propostas serão avaliadas pelos técnicos da CET e da SMT. Também sugeriu que os representantes da categoria se organizem para que uma comissão de trabalho seja criada para estudar e avaliar os problemas pertinentes aos motociclistas - que já são 652 mil só na cidade de São Paulo.