Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista será inaugurada neste domingo

Serão mais 5 km de ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados nacionais; ainda em setembro, circuito será estendido até o centro antigo da capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), irá inaugurar neste domingo (2/09) a Ciclofaixa de Lazer Paulista. Com 5 km de extensão (2,5 Km em cada sentido), a nova ciclofaixa vai funcionar nos domingos e feriados nacionais, das 7h00 às 16h00, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz, com ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.

A medida tem com principal objetivo oferecer uma opção de lazer saudável à população e está sendo viabilizada com o patrocínio da Bradesco Seguros. As ciclofaixas operacionais de lazer, cuja extensão atual é de 67 km, completaram três anos em agosto. Com a Avenida Paulista, essa extensão será de 72 km. As ciclofaixas de lazer são um sucesso de público e reúnem em média 100 mil pessoas a cada domingo.

 

Alterações no Sistema Viário

  • Utilização da faixa junto ao canteiro central, em ambos os sentidos da avenida, exclusivamente para o tráfego de bicicletas;
  • Alteração da regulamentação da velocidade máxima veicular da via, de 60 km/h para 40Km/h durante o horário de funcionamento da ciclofaixa;
  • Bloqueio da Rua Haddock Lobo, entre a Rua Luis Coelho e Avenida Paulista, ficando liberado apenas o acesso local;
  • Bloqueio dos retornos existentes na Avenida Paulista junto às Rua da Consolação e Bela Cintra.

Nova Sinalização Semafórica Para Ciclistas

Será implantada uma sinalização semafórica específica para o ciclista no cruzamento da Avenida Paulista com Rua Haddock Lobo, com programação semafórica diferenciada, alternando o direito de passagem entre veículos motorizados e bicicletas. A medida visa garantir total segurança à circulação das bicicletas, evitando o entrelaçamento com o fluxo de veículos motorizados no trecho junto ao acesso do Túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo / Rebouças.

Por esta programação semafórica, os ciclistas deverão parar e aguardar junto ao semáforo, enquanto os veículos prosseguem em frente normalmente. Na fase seguinte será a vez dos veículos ficarem retidos pelo semáforo e os ciclistas seguirem em frente. Portanto, esta situação exigirá maior atenção tanto dos ciclistas como dos motoristas, visto ser exceção quando comparado com os demais cruzamentos desta via.
 



Rotas Alternativas

Os veículos que se utilizam da Rua Haddock Lobo, no trecho bloqueado, deverão seguir:

  • Sentido Rua da Consolação: Rua Luis Coelho, Rua Augusta (Sentido Bairro) e Avenida Paulista (Sentido Consolação);
  • Sentido Jardins: Rua Luis Coelho e Rua Augusta (Sentido Bairro);
  • Sentido Paraíso: Rua Luis Coelho, Rua Augusta (Sentido Centro), Rua Peixoto Gomide e Avenida Paulista (Sentido Paraíso).

 

Haverá o apoio de 40 operadores de trânsito e 68 monitores de travessia.

A criação da Ciclofaixa teve como principal objetivo oferecer uma opção de lazer saudável à população, por isso a orientação aos usuários é que não abusem da velocidade, para evitar acidentes. Além disso, buscou fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte, provocando uma convivência mais harmoniosa na relação das bicicletas com os demais veículos no trânsito paulistano. A implantação da Ciclofaixa envolve as secretarias de Esportes, Lazer e Recreação, do Verde e do Meio Ambiente, de Transportes e de Coordenação das Subprefeituras, além da CET, com apoio da Bradesco Seguros.

Ainda em setembro, a Ciclofaixa da Paulista será estendida até o centro antigo de São Paulo, onde entrará em operação a Ciclorrota Turístico-Cultural do Centro. A interligação será feita pela Avenida Bernardino de Campos, Rua Vergueiro e Avenida Liberdade, chegando à Praça da Sé, onde o ciclista poderá circular em uma ciclorrota por locais que abrigam pontos históricos e turísticos do antigo centro paulistano, como a Catedral da Sé, o Páteo do Colégio e o Teatro Municipal. O Circuito será interligado à Ciclofaixa de Lazer Paulista através de trechos da Motofaixa Vergueiro/Liberdade, que, aos domingos e feriados nacionais, das 7h00 às 16h00, serão tranformados em ciclofaixa, segregados por meio de cones.

Histórico

Às vésperas de completar 3 anos de existência, as ciclofaixas de lazer são um sucesso de público. Em 2009, surgiram como uma ligação cicloviária de 5 km de extensão entre os Parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas. Já naquele primeiro domingo, aproximadamente 10 mil pessoas utilizaram a via como opção de lazer. Em seguida, a ciclofaixa cruzou o Rio Pinheiros, ampliada até o Parque Villa-Lobos. Aos nove meses, nova ampliação: tanto em extensão (7,5 km em cada sentido, fazendo a ligação entre o Parque do Povo e a Avenida Jornalista Roberto Marinho), quanto em permanência (até as 16h00), chegando aos atuais 45 km.

Visando suprir outras regiões da cidade, em março deste ano mais duas ciclofaixa foram inauguradas: a Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte (4 km em cada sentido, ligando a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, com acesso ao Parque da Juventude) e a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste (7 km em cada sentido, ao longo da Avenida Governador Carvalho Pinto, onde está situado o Parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf - Tiquatira). Hoje, são 67 km de ciclofaixas de lazer montadas todos os domingos para utilização de 100 mil pessoas.

Recomendações ao Público

  • Respeite a sinalização de trânsito;
  • Por tratar -se de uma ciclofaixa de lazer a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  • É proibida a utilização da ciclofaixa por pedestres, patinadores e skatistas;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
  • Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
  • Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
  • Procure conhecer previamente as vias de acesso;
  • Respeite os monitores, os operadores de tráfego e o policiamento;
  • Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.

Para informações de trânsito, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@cetsp_