Nova Ciclorrota da Mooca começa a funcionar nesta quinta-feira, 15

No próximo dia 20 de dezembro, CET irá inaugurar a Ciclorrota da Lapa. Somadas, as duas rotas de bicicletas terão 26 Km

Mapa da região - Mooca

Mapa da região - Lapa

Nesta quinta-feira, 15, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) amplia o mapa de ciclorrotas da cidade com o início da operação da Ciclorrota da Mooca. Esta rota possui 8 Km de extensão e vai ligar o Centro Educacional da Mooca ao Sesc Belenzinho, na zona Leste.

A Ciclorrota da Lapa, que será inaugurada no dia 20 de dezembro, terá 18 km de extensão e vai ligar os parques Villa-Lobos e Água Branca, na Lapa, zona Oeste, além de promover o acesso ao Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento (Pelezão), SESC Pompeia e Sociedade Esportiva Palmeiras. A escolha do percurso das ciclorrotas foi baseada no projeto desenvolvido pelo CEBRAP e proposto pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e pelos pólos de interesse ciclísticos e de lazer existentes nas regiões onde estão sendo implantados.

Os projetos dão continuidade à política municipal de promover a integração da bicicleta como alternativa de transporte e lazer e atende a antigas reivindicações do setor da população que já utiliza cotidianamente a bicicleta para se deslocar na cidade. Outra questão levada em consideração para a implantação destas duas novas rotas é a melhoria da convivência entre motoristas e ciclistas, como já vem ocorrendo ao longo dos dois anos de existência das ciclofaixas operacionais de lazer.

O objetivo desta rota é incentivar o uso de bicicleta em viagens pequenas, restritas ao bairro onde está situada, em qualquer dia e horário. Com isso, pretende-se consolidar pequenos percursos, como idas ao comércio local, que são apropriados para serem feitos por bicicleta, desestimulando, com isto, o uso do automóvel.

Por não apresentar uma área segregada para bicicletas na via, as ciclorrotas se destinam ao setor da população mais habituado ao uso de bicicleta. Os locais selecionados são vias coletoras ou de tráfego local nas quais o volume veicular é menor. Estes percursos apresentam uma baixa frequência de veículos maiores, como ônibus e caminhões, e, por isso, as condições do tráfego motorizado são favoráveis à convivência com a bicicleta. Posteriormente mais rotas de bicicleta serão criadas em outros locais da cidade para consolidar a utilização cotidiana deste meio de transporte como alternativa de deslocamento na cidade.

Rotas:

As ruas que a compõem a Rota da Mooca são as seguintes:
R. Jaibaras , Av. Cassandoca, R. Itaqueri , R. da Mooca, R. Leme da Silva, R. Cuiabá, R. Barretos, R. Pereira Jacome, R. Dr. João Inácio Teixeira, R. Sapucaia , R. Dr. João Batista de Lacerda , R. Serra de Jaire, R. Tobias Barreto, R. Pe. Adelino.

As ruas que a compõem a Rota da Lapa são as seguintes:

  • Parque Villa- Lobos - Parque Dr. Fernando Costa (Água Branca): Av. Pe. Pereira de Andrade, Av. Queiroz Filho, R. Jaspe Negro, Av. Diógenes Ribeiro de Lima, Pça. José Xavier Muniz, R. Belmonte, R. dos Aliados, Pça. Maria José Felippe, R. Duarte da Costa, R. Pio XI, R. Tito, R. Manuel Jacinto do Rego, R. Fábia, R. Claudio, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe. Chico, R. João Ramalho, R. Dr. Franco da Rocha, R. Turiaçu, R. Dona Germaine Burchard, R. Tanabi, R. Dr. Costa Jr., R. Dona Ana Pimentel.
  • Parque Dr. Fernando Costa (Água Branca) - Parque Villa- Lobos: R. Dona Ana Pimentel, R. Dona Germaine Burchard, R. Turiaçu, Pça. Marrey Jr., Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, R. Frei Henrique de Coimbra, R. Claudio, R. Fábia, R. Vespasiano, R. Coriolano, R. Tomé de Souza, Av. Mercedes, R. Duarte da Costa, Pça. John Lennon, R. Barão do Amazonas, R. dos Aliados, R. Belmonte, Pça. José Xavier Muniz, Av. Diógenes Ribeiro de Lima, R. Barbalha, Av. Queiroz Filho, Av. Pe. Pereira de Andrade.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@cetsp_