CET anuncia mudanças no percurso da Ciclofaixa Operacional de Lazer

Alterações vigentes a partir de 4/12 aumentarão a segurança dos ciclistas, beneficiando também os motoristas de automóveis e usuários do transporte coletivo.

[Mapa da Região]

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anuncia que fará, a partir do próximo domingo (4/12), uma série de alterações no percurso de 45 km (ida e volta) da Ciclofaixa Operacional de Lazer: o trecho entre as avenidas Henrique Chamma e Brigadeiro Faria Lima junto à Rua Elvira Ferraz irá ganhar um novo traçado, que passará a valer já deste domingo em diante e nos feriados nacionais. A Ciclofaixa Operacional de Lazer é ativada desde 2009 pela CET e funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16 horas.

O objetivo das alterações é oferecer melhores condições de segurança aos ciclistas usuários da Ciclofaixa de Lazer, retirando-os de cruzamentos complexos (Juscelino Kubitschek X Faria Lima e Juscelino Kubitschek X Henrique Chamma).

Do atual trajeto que percorre a Avenida Brigadeiro Faria Lima, entre as ruas Elvira Ferraz e Lício Nogueira, e a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, entre as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Henrique Chamma/Chedid Jafet, as bicicletas passarão a circular pelo seguinte caminho:

  • Av. Henrique Chamma desde o portão do Parque do Povo até a Av. Chedid Jafet
  • Av. Chedid Jafet (toda a extensão)
  • Rua São Tomé (entre Rua Funchal e Alameda Raja Gabaglia – sentido Ibirapuera)
  • Alameda Raja Gabaglia (entre as ruas São Tomé e Gomes de Carvalho)
  • Rua Gomes de Carvalho (trecho entre as ruas Funchal e Olimpíadas)
  • Ramo 200 (entre a Rua Olimpíadas e a Av. Hélio Pelegrino)
  • Rua Elvira Ferraz (entre a Av. Brigadeiro Faria Lima e Ramo 200)

Em função da mudança no itinerário da Ciclofaixa, serão efetuadas as seguintes modificações no tráfego da região:

  1. Liberação da circulação que antes ficava bloqueada devido à operação da Ciclofaixa em quatro retornos da Av. Brigadeiro Faria Lima, entre as ruas Chilon e Leopoldo Couto de Magalhães, assim como no acesso de sete ruas à Avenida Juscelino Kubitscheck, além da liberação do tráfego no cruzamento das ruas Leopoldo Couto de Magalhães e Prof. Geraldo Ataliba e na conversão à direita da Avenida Chedid Jafet para a Avenida Juscelino Kubitscheck.
  2. A Rua Raja Gabaglia passará a operar em sentido duplo de circulação, a partir de sábado (3/12), entre as ruas Gomes de Carvalho e São Tomé, visando facilitar o acesso dos veículos oriundos da Rua Gomes de Carvalho para a Rua São Tomé em direção à Vila Nova Conceição e ao Ibirapuera. Porém, no horário em que a Ciclofaixa estiver operante, a Rua Raja Gabaglia terá a circulação permitida para os demais veículos apenas no sentido da Rua São Tomé. Com a alteração de circulação (de sentido único para duplo), o ponto de táxi existente no lado ímpar da Rua será remanejado para a Rua Tenerife. A regulamentação de estacionamento de motos será desativada, assim como haverá desativação das vagas de Zona Azul (estacionamento rotativo pago).
  3. Durante o período de funcionamento da Ciclofaixa de Lazer, a Rua Prof. Filadelfo Azevedo, no trecho entre a Rua Escobar Ortiz e a Avenida República do Líbano, será bloqueada ao trânsito veicular, permitindo-se apenas o acesso local em ambos os sentidos, com entrada e saída pela Rua Escobar Ortiz. Os veículos que se dirigem ao Jabaquara poderão entrar à esquerda na Rua Escobar Ortiz e seguir até o final, virando à direita na Av. República do Líbano. Já os veículos que se encontram na Av. República do Líbano em direção ao Parque do Ibirapuera e Centro poderão entrar à direita na Rua Escobar Ortiz, à direita na Rua João Lourenço e, novamente, à direita na Rua Lourenço de Almeida até a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade.
  4. Bloqueio dos seguintes retornos/conversões:
  • Conversão do Ramo 200 com a Av. Brigadeiro Faria Lima (sentido Av. JK)
  • Cruzamento da Rua Elvira Ferraz com a Av. Brigadeiro Faria Lima
  • Cruzamento da Rua Fiandeiras com a Rua Elvira Ferraz
  • Retorno na Rua Fiandeiras com Ramo 200
  • Cruzamento da Rua Olimpíadas com Al. Vicente Pinzon
  • Acesso da Rua Gomes de Carvalho para a Rua Funchal (sentido Avenida dos Bandeirantes, com desvio sinalizado junto ao retorno da Rua Senegâmbia)

 

Por causa da nova configuração no percurso da Ciclofaixa, a partir do dia 4/12, o transporte coletivo urbano também sofrerá as seguintes alterações aos domingos e feriados nacionais das 7 às 16 horas:

  • O ponto final dos ônibus situado no Ramo 200 passará para o lado esquerdo da via;
  • As linhas de ônibus anteriormente desviadas da Avenida Juscelino Kubitscheck e da Rua Prof. Geraldo Ataliba, em função do trajeto anterior da Ciclofaixa, retornarão para essas vias;
  • Também na Av. Henrique Chamma, a Ciclofaixa não ficará mais à direita e, sim, irá operar à esquerda da via. Portanto, não irá mais interferir nos pontos finais dos ônibus que, aos domingos e feriados, eram remanejados mais adiante;
  • Os ônibus provenientes da Avenida Chedid Jafet poderão virar à direita na Avenida JK, uma vez que a Ciclofaixa estará funcionando junto ao canteiro central da Avenida Chedid Jafet.

Recursos de Sinalização

A fim de indicar todas essas mudanças aos motoristas, ciclistas e pedestres, estão sendo utilizados os seguintes recursos de sinalização: 1.274 metros quadrados de sinalização horizontal, 85 placas de regulamentação e advertência, três semáforos específicos para ciclistas, 19 faixas de vinil indicando os desvios dos bloqueios aos motoristas, quatro banners destinados aos ciclistas, 110 cavaletes, 15 super cones, 750 cones e dez rolos de fita zebrada.

Recomendações da CET aos usuários

  • Prestar atenção às alterações de circulação implementadas;
  • Diminuir a velocidade veicular, pois o motorista estará circulando numa área com cicloviário ativado;
  • Respeitar os mais frágeis no trânsito, ou seja, pedestres e ciclistas;
  • Prestar atenção à sinalização de orientação existente;
  • Obedecer às orientações dos agentes de trânsito que estarão monitorando as mudanças;
  • Se necessitar de mais informações, ligar para o telefone 1188 (atende 24 horas com chamada gratuita).

Sobre a Ciclofaixa Operacional de Lazer

A Ciclofaixa de Lazer possui 45 km de extensão e liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos e o futuro Parque Clube do Chuvisco. O primeiro trecho, que tinha 5 km de extensão e ligava os três primeiros Parques, foi inaugurado em 2009 e sendo ampliado ano a ano, até chegar aos atuais 45 km de extensão (ida e volta).

Trata-se de uma iniciativa pioneira da Prefeitura na Capital para integrar parques públicos incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte, trazendo lazer e benefícios à saúde dos seus usuários. Seu sucesso é tão concreto que, a cada domingo, cerca de 60 mil pessoas usam a Ciclofaixa.

Departamento de Imprensa - CET