A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade em mais um grupo de vias em 60 km/h, a partir do próximo dia 21 de novembro (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 7,56 quilômetros das vias (exceto túneis) abaixo relacionadas:
- Via Anchieta (trecho urbano)
- Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
- Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade
- Complexo Viário Ayrton Senna (túnel em ambos os sentidos)
- Túnel Tribunal de Justiça (ambos os sentidos)
- Túnel Jânio Quadros
- Túnel Sebastião Camargo
- Avenida Bernardino Brito Fonseca de Carvalho
Todas as vias terão a velocidade padronizada em 60 km/h. Estão sendo implantadas 173 placas de regulamentação de velocidade e advertência para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade, pois, a partir do dia 21 de novembro, os veículos que desrespeitarem serão autuados.
Redução de acidentes
A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
Além disso, a CET registrou uma tendência de queda de 66,6% no número de mortes provocadas por atropelamentos dentro da área abrangida pela 1ª. Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista. O estudo foi feito no período de 11 de maio a 31 de julho de 2008, 2009, 2010 e 2011. Nos dois primeiros anos analisados, houve, respectivamente, um registro de oito e seis óbitos de transeuntes na região. Em 2010, foram nove mortes enquanto, no mesmo período de 2011, foram registrados três óbitos de pedestres na ZMPP. O estudo também revela uma redução de 32,6% no número de atropelamentos na ZMPP entre 11 de maio e 31 de julho, em dados comparativos com o mesmo período de 2010. Em 2011, foram 97 atropelamentos nesses meses ante 144 em 2010.
Departamento de Imprensa - CET