CET amplia o Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade

Num primeiro momento será feito um trabalho de conscientização de respeito ao pedestre em vários pontos da capital.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dá início nesta quinta-feira, 1º de setembro, a ampliação do Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade de São Paulo. A ampliação está sendo estruturada a partir do aumento do número de áreas e corredores que irão receber diariamente a atuação dos orientadores de pedestres no trabalho de conscientização do programa. Ao todo, são oito novas áreas e seis corredores que irão contar com as equipes educacionais. A partir de 19 de setembro, a fiscalização será intensificada pelos agentes de trânsito nessas áreas.

Os novos locais escolhidos são considerados pólos irradiadores e também foram identificados como áreas que possuem cruzamentos com alto índice de atropelamentos. Esta ampliação mantém a meta arrojada de proporcionar maior segurança aos usuários que circulam na cidade e reduzir 40% e 50% os atropelamentos e mortes de pedestres até 2012. São cerca de 280 novos orientadores que irão se somar aos 250 que já atuavam na Região Central e Avenida Paulista. Em breve o número checará a 1.040 orientadores que serão colocados em vários pontos estratégicos.

Os novos orientadores ficarão nas seguintes áreas: no Largo 13 de Maio, no Brás, na Penha, na Vila Maria, no Jardim Paulista, em Sapopemba, em Itaquera e na região de São Miguel e também nos seguintes corredores:

  • Campo Limpo/Rebouças/centro – na Rua da Consolação e na Região do Butantã
  • Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro – ao longo da Avenida Roberto Kennedy
  • Itapecerica/João Dias/Centro – Ao longo da Avenida João Dias e ao longo da Estrada de Itapecerica
  • Paes de Barros – ao longo da Avenida Paes de Barros
  • Armando de Arruda Pereira – nas proximidades do Terminal Jabaquara
  • Mateo Bei – nas proximidades do terminal de ônibus do Carrão

Do segundo semestre de 2010 até o final de agosto de 2011 foram pintadas e revitalizadas 10,8 mil faixas na cidade. Nessas novas áreas e corredores estão sendo pintadas 1,3 mil faixas e banners de travessia de pedestres e serão instaladas 216 faixas de vinil com orientações para os motoristas no respeito ao pedestre. Além disso, serão instaladas 200 novas faixas com orientações para o próprio pedestre com os seguintes dizeres: “Pedestre garanta seu Direito: estenda a mão para iniciar a Travessia na faixa”, “Espere o sinal verde para atravessar”, “Use sempre a faixa para atravessar a via”.

Autuações

Desde o último dia 8 de agosto, os agentes de trânsito intensificaram a fiscalização em 91 cruzamentos das regiões Central e Avenida Paulista, para autuar os motoristas que insistem em desrespeitar à travessia dos pedestres na faixa. A fiscalização está sendo feita por 154 agentes da CET, divididos em turnos, que trabalham em escala de rodízio, além de 36 policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). Nesta primeira etapa, a ampliação envolve o trabalho de conscientização tanto dos pedestres quanto dos motoristas.

O Programa de Proteção ao Pedestre está baseado na idéia de criar uma cultura de respeito ao pedestre, utilizando uma ampla campanha educativa, reforçando a fiscalização e adotando algumas ações de engenharia. Entre as melhorias implantadas pela CET para garantir mais segurança na travessia dos pedestres está a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos, aumentando as oportunidades de travessia em até 20% para os pedestres.

Modernização

Até janeiro de 2012, a CET vai substituir os controladores antigos por mais modernos. Até o final de junho passado, 222 já haviam sido trocados. Em alguns locais, a troca do controlador já permitiu a redução foi de um ciclo de 80 segundos no pico para 60 segundos fora do pico, o que representa uma redução de 25%. Em outros, a redução foi de 100 segundos no pico para 80 segundos fora do pico.

Pelo fato de os controladores eletromecânicos oferecerem apenas um plano semafórico, as programações de tempos são dimensionadas para o caso crítico de demanda. Com isso, ocorre certa ociosidade nos períodos de menor demanda. Essa ociosidade significa maior tempo de espera para todos, incluindo os pedestres. Com a utilização dos semáforos eletrônicos, as programações ganham em flexibilidade, podendo receber temporizações variadas ao longo do dia, de modo a reduzir as esperas.

A CET também está fazendo um estudo em todas as faixas sem semáforos que estão dentro das áreas fiscalizadas pelo programa. O objetivo é detectar os locais onde há a necessidade de instalação de implantação de semáforo para garantir o respeito dos motoristas à faixa de pedestre. Por conta do estudo, a CET acaba de instalar um novo semáforo no cruzamento da rua Miguel Couto com a rua Líbero Badaró.

Redução de acidentes

Levantamento realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista que registraram atropelamentos em 2010 aponta redução de 61% nesse tipo de acidente no período de 11/5/2011 a 10/ 8/2011 ante o mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2010, foram registrados 101 atropelamentos em 35 cruzamentos dentro dessa área. Entre 11 de maio e 10 de agosto de 2010, foram registrados 33 atropelamentos nesses cruzamentos. De 11 de maio a 10 de agosto de 2011, ocorreram 13 atropelamentos nesses locais. É importante ressaltar que o estudo da CET se restringiu aos 35 cruzamentos em que houve atropelamentos em 2010 e que não foi verificada a existência de atropelamentos nos demais cruzamentos da ZMPP.

Departamento de Imprensa - CET