Secretaria Municipal de Transportes faz chamamento público para ônibus movidos a célula de hidrogênio

A Secretaria Municipal de Transportes, buscando alternativas para melhorar o sistema de transporte público e reduzir a emissão de poluentes na cidade, faz um chamamento público para interessados em fornecer ônibus de tração elétrica alimentados por célula de combustível hidrogênio e toda a infraestrutura necessária para abastecimento e circulação dos veículos. O chamamento está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da Cidade.

O objetivo é identificar os possíveis fornecedores, tendo em vista o desenvolvimento tecnológico dos veículos destinados ao transporte de passageiros na cidade de São Paulo, em atendimento à Lei 14.933/2009, de  Mudanças do Clima no Município de São Paulo.

Os interessados têm 30 dias para retirar as informações técnicas e enviar as propostas para a sede da SMT- Rua Boa Vista, 236 - 8 º Andar - Centro daCidade de São Paulo.

Os veículos elétricos alimentados por célula de combustível hidrogênio são uma realidade na busca de combustível limpo e eficiente.

Com essa tecnologia, que tem emissão zero de poluentes, a eletricidade alimenta os motores elétricos do veículo,  liberando para a atmosfera apenas vapor d'água. O hidrogênio é considerado o combustível mais promissor quando se estudam alternativas ao petróleo para uso em transportes. A célula a combustível é um dispositivo que utiliza o hidrogênio para gerar eletricidade.

Este tipo de ônibus já está sendo testado em São Paulo com um veículo que circula pela EMTU, na linha São Mateus /Jabaquara. A tecnologia já foi testada e aprovada na Europa (Inglaterra, Espanha, Luxemburgo, Suécia e Alemanhã), Estados Unidos, Canadá e  Ásia(Japão).

Programa Ecofrota

O Programa Ecofrota, lançado em fevereiro passado, prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo, em consonância com a Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do Município deverá operar com combustível renovável até 2018.

Na ocasião, foi iniciado o abastecimento de 1.280 ônibus com B20, uma mistura que utiliza 20% de biodiesel. Em maio começaram a operar os primeiros 50 ônibus a etanol da frota da Capital. Fazem parte do Programa, ainda, os 200 trólebus que já operam na Cidade.

Todo ônibus que circular com algum tipo de combustível menos poluente vai receber um selo da Ecofrota, identificando o tipo de combustível, seja ele etanol, biodiesel, elétrico ou híbrido.

Coordenadoria de Comunicação  - SMT