CET implanta faixa reversível de ônibus na Avenida Ordem e Progresso

Mapa da região

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar, a partir das 6h00 desta segunda-feira (22/08), faixa reversível de ônibus na Avenida Ordem e Progresso (Ponte do Limão). A faixa reversível funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00, atendendo a 15 linhas, visando a melhoria da fluidez do transporte coletivo e do trânsito em geral.

Localização

A Avenida Ordem e Progresso e a Ponte do Limão ligam os bairros da Casa Verde e Barra Funda. A faixa reversível percorrerá os 1.260 metros entre a Praça Delegado Amoroso Neto (Casa Verde) e a Praça Luiz Carlos de Mesquita (Barra Funda).

Alterações

Com a montagem da Faixa Reversível, ocorrerá o deslocamento dos ônibus pelo contra fluxo na faixa adjacente ao canteiro central, no sentido Limão. Assim os ônibus provenientes da Praça Delegado Amoroso Neto serão desviados da pista sentido Sumaré, chegando à Praça Luiz Carlos de Mesquita, de onde seguirão pelo itinerário normal.

Experiência Anterior

O resultado do funcionamento da faixa reversível para ônibus sobre a Ponte do Piqueri, implantada em agosto de 2008, foi a redução em 90% no tempo que os coletivos gastavam para atravessar a ponte. Antes da faixa reversível, eram necessários entre 20 e 30 minutos para que os ônibus percorressem 1.100 metros até o outro lado do rio Tietê. Hoje, esse mesmo trajeto é feito em apenas 1,5 a 2 minutos, o que beneficiou cerca de 58 mil passageiros de ônibus que passam por aquele ponto da cidade todas as manhãs.

A ativação da Faixa Reversível contará com o apoio de 10 técnicos de trânsito, 20 monitores de travessia, além da utilização de 280 cones.

A engenharia de campo da CET irá monitorar o evento, orientando os motoristas e pedestres para manter a segurança e fluidez na via.

Para informações de trânsito, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET