Prefeitura de São Paulo lança Observatório da Mobilidade

Observatório Mobilidade Segura disponibiliza em um só lugar dados e informações relacionadas à mobilidade e transportes da cidade de forma simples, fácil de entender e em formato digital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), coloca no ar nesta terça-feira (29) o Observatório Mobilidade Segura http://mobilidadesegura.prefeitura.sp.gov.br/, portal que reúne dados, estatísticas e informações sobre a mobilidade, trânsito e transporte público na cidade de São Paulo. Além de centralizar o acesso às informações disponíveis nos portais da SMT, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transporte (SPTrans), o Observatório traz novidades. Entre elas estão informações obtidas através da API dos radares, como volume de veículos e velocidade média desenvolvida nas vias com equipamentos eletrônicos instalados. As contagens de volume de pedestres realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também estarão disponíveis.

O Observatório congrega os dados produzidos pelas áreas de planejamento e operação da SMT, CET, SPTrans e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), que passam a ser disponibilizados e atualizados de forma simples, fácil de compreender e em formato digital. Entre as informações que poderão ser obtidas no Observatório Mobilidade Segura estão, por exemplo, aquelas referentes a acidentes, com número de óbitos, feridos e o mapa de localização das ocorrências; multas, com a quantidade de multas aplicadas por tipo e de motoristas autuados; e transporte público, como a frota, pessoas transportadas e linhas.

A iniciativa integra o Plano de Segurança Viária – Vida Segura, que tem como objetivo transformar a capital paulista em uma das cidades com o tráfego mais seguro do mundo. Um dos eixos estratégicos para se alcançar esse objetivo é justamente a comunicação, a transparência e a qualidade na captação e difusão dos dados e informações que dizem respeito ao viário e seus usuários.

A versão piloto do Observatório Mobilidade Segura apresenta seu conteúdo organizado em painéis:

Acidentes de trânsito
Traz os dados referentes aos acidentes de trânsito ocorridos na cidade, com informações específicas sobre feridos e mortes, inclusive com a possibilidade de análises específicas por distritos e com recortes temporais. Também há uma relação das vias que, de acordo com as estatísticas, apresentam maior índice de ocorrências e gravidade por quilômetro de extensão. Esses dados já são analisados pela CET para nortear o planejamento de ações de proteção à vida e redução de acidentes, executadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e suas empresas.

O observatório ainda conta com link que direciona para a plataforma Vida Segura (https://vidasegura.prefeitura.sp.gov.br/plataforma/), com mapa que permite pesquisar a localização dos acidentes de trânsito.

Infraestrutura de Mobilidade Urbana
Apresenta mapas com toda a infraestrutura de mobilidade urbana existente na cidade: faixas exclusivas e corredores de ônibus, rede cicloviária, além de terminais de ônibus e estações de metrô e trem. Os mapas têm como base os dados já disponíveis na plataforma GeoSampa.

Transporte coletivo
Oferece informações referentes à operação do transporte coletivo, separadas por temas: frota do sistema municipal de ônibus na cidade de São Paulo; quantidade de passageiros transportados pelo sistema; programação das linhas de ônibus em link para site da SPTrans. Além disso, também estão disponíveis os resultados do Índice de Qualidade do Transporte (IQT), avaliação periódica das empresas de ônibus, realizada pela SPTrans, com dados por empresa operadora da concessão e por grupo de operação.

Com o objetivo de possibilitar a criação de ferramentas tecnológicas voltadas para facilitar o uso do transporte público e o aprimoramento de aplicativos existentes, o Observatório Mobilidade Segura ainda disponibiliza, para desenvolvedores de sistema e programadores, acesso a um site da SPTrans com os dados do sistema municipal de transporte da cidade de São Paulo.

Multas de trânsito
O Painel Mobilidade Segura, com os dados referentes às autuações da cidade, vai migrar para dentro do Observatório Mobilidade Segura, onde terá um espaço específico. O Observatório vai disponibilizar a quantidade de multas de trânsito lavradas na cidade de São Paulo, mês a mês, desde 2014. O painel permite o recorte de várias formas: data, período de tempo, tipo de penalidade, via específica, tipo de veículos, autuação manual ou por fiscalização eletrônica, entre outras. Também é possível verificar qual o percentual de veículos da frota da cidade de São Paulo que foram autuados e a porcentagem dos que não tiveram nenhuma multa.

Contagem de pedestres e bicicletas
Agrupa os levantamentos realizados pela CET sobre a quantidade de pedestres que passam por determinada via, ou de ciclistas que passam por ciclovia ou ciclofaixa selecionada para a contagem.
Informações ao vivo sobre o trânsito na cidade
Mostra os índices de congestionamento da CET e link para imagens das câmeras da CET em tempo real.

Instrumentos de planejamento da Secretaria
Tem por objetivo relacionar os programas da SMT, CET e SPTrans que permitem o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas para a melhoria da mobilidade e do transporte e para proteção à vida no trânsito. Nesta versão inicial que está sendo lançada, há discriminação dos indicadores municipalizados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 mais relacionados com a atuação da Secretaria. A partir de 2021, outros importantes instrumentos de planejamento também poderão ser monitorados pelos cidadãos por meio do Observatório, como o Plano Cicloviário, o novo Plano de Ação do Plano de Segurança Viária (Vida Segura) e as metas da SMT no Programa de Metas 2021-2024.

Base de dados da fiscalização eletrônica
O Observatório Mobilidade Segura, por meio de uma iniciativa inovadora no Brasil, disponibilizará para desenvolvedores e pesquisadores o acesso à base de dados dos radares da cidade de São Paulo para informações relacionadas à quantidade de veículos que passam por vias com fiscalização eletrônica e velocidade média dos veículos na via. O objetivo é possibilitar a criação de soluções inovadoras e a melhoria do planejamento na fiscalização eletrônica da cidade, de forma a reduzir os acidentes de trânsito. O recurso ainda está em desenvolvimento e passará a funcionar na versão final do Observatório. Importante destacar que os dados que serão disponibilizados são agregados por faixa horária, de forma que a proteção de dados pessoais está sendo realizada conforme a legislação. Não haverá publicação das placas ou de qualquer outra informação que possa individualizar os registros de cada veículo capturado pelos equipamentos. Os dados serão disponibilizados no endereço http://dadosradares.prefeitura.sp.gov.br/.

Assessoria de Imprensa - SMT