Exposição comemora 60 anos de trólebus em São Paulo

Para marcar a comemoração das seis décadas de circulação dos trólebus na capital, a Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, promove a exposição "60 Anos de Trólebus em São Paulo".

Neste fim de semana, dias 25 e 26 de abril, serão apresentados, no Parque da Independência, cinco veículos representativos dos modelos que transportaram gerações de passageiros paulistanos. 

O trólebus mais antigo, que estará em exposição, foi fabricado nos Estados Unidos, entre 1946 e 1948. Antes de chegar a São Paulo, circulou por dez anos pelas ruas de Denver, no Colorado. Só então foi comprado pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e passou a operar na capital.

Na outra ponta, estará o Trólebus Busscar/Weg, fabricado em 2008 e que faz parte da nova geração de trólebus da cidade. A grande novidade desse modelo é a utilização de motores e equipamentos elétricos de corrente alternada que substituem o tradicional sistema de corrente contínua. Nessa nova concepção, os motores são mais simples, mais baratos, com manutenção de baixo custo e tão eficazes como os anteriores.

Os coletivos podem ser visitados das 10 às 17 horas e a entrada é gratuita.

Serviço

Exposição: "60 Anos de Trólebus em São Paulo"
Organizadores: Secretaria Municipal de Transportes e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Realização: SPTrans
Apoio: SPTuris, Metra, Himalaia Transportes e Movimento Respira São Paulo
Data: 25 e 26 de abril de 2009
Horário: 10h às 17h
Local: Parque da Independência - Rua dos Patriotas, em frente ao Museu do Ipiranga



(Texto: Coordenadoria de Comunicação - SMT)