Prefeitura organiza esquema especial de trânsito e transporte para o pré-Carnaval

CET e SPTrans criaram páginas especiais para divulgar alterações no tráfego e desvios de linhas de ônibus. Equipes vão atuar para garantir a fluidez e a segurança dos deslocamentos durante desfiles de blocos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), terá uma operação especial para organizar o trânsito e o transporte público durante os desfiles de blocos no fim de semana do pré-Carnaval (15/2 e 16/2). Está prevista a passagem de 217 blocos em todas as regiões da cidade, sendo 123 no sábado e 94 no domingo.

Para orientar foliões, passageiros de ônibus e motoristas durante o período de desfiles, SPTrans e CET criaram páginas especiais com informações sobre os desvios de linhas do sistema municipal, interdições e medidas operacionais de trânsito (leia mais abaixo).

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá contar com 496 agentes de trânsito por dia, 476 viaturas e 62 painéis de mensagens variáveis (PMVs) para garantir a fluidez do trânsito, orientar motoristas, pedestres e ciclistas e implantar mudanças no trânsito, sempre que necessário.

A SPTrans informa que 560 linhas de ônibus terão alterações temporárias em seus itinerários ao longo do fim de semana. Aproximadamente 690 funcionários da SPTrans estarão em ação 24 horas por dia durante o Carnaval, atuando nas mais diversas frentes de trabalho.

Os foliões devem dar prioridade ao transporte público, já que diversas vias estarão bloqueadas para o tráfego de veículos. A maior concentração de técnicos, agentes e fiscais será nas regiões em que estão programadas as passagens de blocos com expectativa de reunir uma grande quantidade de participantes, como as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Marquês de São Vicente, na zona oeste; o entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul; e a Rua da Consolação e a Praça da República, no Centro.

Páginas especiais mostram desvios em linhas de ônibus e interdições
A SPTrans criou site especial para o Carnaval 2020 (http://www.sptrans.com.br/carnaval), no qual é possível consultar os desvios das linhas de ônibus municipais para a passagem de blocos. O sistema de busca pode ser realizado por nome ou número da linha. A página é atualizada constantemente e o principal objetivo do serviço é facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

A população será informada também por meio de adesivos fixados nos pontos de ônibus. Os adesivos contêm um QR Code que leva ao site especial da SPTrans.

Para informar sobre as operações de trânsito organizadas pela CET, a página especial http://www.cetsp.com.br/carnaval trará os desvios e interdições que permitirão a folia nos blocos. Nesta página, o munícipe poderá encontrar as informações sobre interdições, desvios e demais medidas operacionais adotadas pela Companhia, que estarão disponíveis por data e por região da cidade. As atualizações serão feitas constantemente.

Recomendações
- Dê preferência à utilização do transporte coletivo;

- Carregue seu Bilhete Único com antecedência;

- Respeite a sinalização de trânsito;

- Obedeça as orientações dos agentes da CET;

- Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações das interdições;

- Caso seja necessário, para garantir a segurança de todos, os agentes da CET podem fazer alterações na organização dos bloqueios;

- Utilize plataformas/aplicativos de cálculo de rotas e trajetos, como Waze, que serão abastecidos com informações de interdições e desvios em tempo real;

- Siga a CET no Twitter, (http://twitter.com/CETSP_) para informações do trânsito, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante o carnaval;

- Mais informações, acesse, baixe o aplicativo ou ligue para Central SP156.


Movimento pela Vida Segura no Trânsito
A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.
Conheça todas as fases e ações do Movimento em prefeitura.sp.gov.br/vidasegura.

Rádio Mobilidade
- Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais.
- Acesse pelos sites e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/), da CET (www.cetsp.com.br) e da SPTrans (www.sptrans.com.br).