CET padroniza velocidade na Avenida Washington Luis

Trecho entre as avenidas dos Bandeirantes e Vieira de Moraes terá velocidade reduzida para 60 km/h para aumentar a segurança

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade nas avenidas Washington Luis, Interlagos e Senador Teotônio Vilela em 60 km/h a partir do dia 09 de maio (segunda-feira). A alteração acontecerá especialmente em um trecho de um quilômetro da Avenida Washington Luis, entre as avenidas dos Bandeirantes e Vieira de Moraes, que sofrerá redução do limite de velocidade de 70 km/h para 60 km/h.

As avenidas Washington Luis, Interlagos e Senador Teotônio Vilela, com uma extensão de 22 quilômetros, fazem parte do trecho sul do Corredor Norte-Sul, que já teve sua velocidade padronizada em 60 km/h anteriormente. Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam por estas vias.

Estão sendo implantadas 270 placas de regulamentação de velocidade e advertência e faixas informativas para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando, a partir do dia 09 de maio, os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação.

Padronização reduz acidentes

No ano passado a CET já havia padronizado a velocidade nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, vias que também fazem parte do Corredor Norte-Sul. Por serem Vias de Trânsito Rápido (VTR) e por não possuírem cruzamentos e semáforos, estas avenidas tiveram seu limite de velocidade regulamentado em 70 km/h. Após a redução da velocidade de 80 km/h para 70 km/h, a CET registrou uma queda de 11% na quantidade total de acidentes e de 15% dos acidentes envolvendo motos entre fevereiro e dezembro de 2010.

No dia 1º de abril de 2011, a CET padronizou em 60 km/h a velocidade no corredor Leste-Oeste. A alteração foi implantada em 33,8 quilômetros do corredor e abrange as avenidas Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Dr. Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Também nas vias abaixo do Elevado Costa e Silva - Avenida General Olímpio da Silveira e Amaral Gurgel - as velocidades foram uniformizadas em 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade nas curvas do Elevado Costa e Silva e da Ligação Leste-Oeste.

Em 18 de abril foi implantada a mesma medida em 9,2 quilômetros do trecho norte do Corredor Norte-Sul, formado pelas avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Túnel Anhangabaú.

Ainda em maio está programada a uniformização da velocidade no corredor formado pelas avenidas Pacaembu, Prof. Abraão Ribeiro, Ponte da Casa Verde e Braz Leme.

Redução de acidentes e mortes

O controle da velocidade é crucial para a segurança do trânsito, já que, na maioria dos acidentes de trânsito, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado o acidente ou abrandado sua gravidade.

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% com o registro de 1.357 vítimas fatais.

Departamento de Imprensa - CET