CET implanta operação especial para a Corrida São Paulo Fórmula Indy 300

Esquema Geral

Plano Operacional

Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará um plano especial de tráfego e transporte durante a corrida São Paulo Indy 300, que será acontecerá nos dias 29 de abril (sexta-feira, dia de treino livre), 30 de abril (sábado, dia dos treinos classificatórios) e 01 de maio (domingo, corrida São Paulo Indy 300).

A prova será realizada em um circuito de rua e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, e reforço do monitoramento, da orientação e da fiscalização do tráfego.

Serão mais de 700 funcionários – entre técnicos na Central de Operações e operadores de tráfego - e 80 viaturas envolvidos, além do apoio de guinchos e motos. A sinalização será feita com mais de 1.200 cavaletes, 350 cones, 493 cilindros, 4.120 metros de gradil, 14 painéis de mensagem variável, 40 faixas de orientação e 115 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Parque do Anhembi serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.

Bloqueios operacionais

Como o circuito da corrida de Fórmula Indy será prioritariamente de rua – num total de 4.180 metros e 11 curvas – a CET vai bloquear ao tráfego, das 22h00 de quinta-feira (28/04) às 05h00 de segunda-feira (02/05), as seguintes vias:

  • Pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde
  • Avenida Olavo Fontoura, em ambos sentidos, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho
  • Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos sentidos
  • Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a Rua Massinet Sorcinelli e a Avenida Santos Dumont
  • Rua Marssinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho

Haverá ampliação dos bloqueios viários a partir das 00h30 de sábado (30/04) às 05h00 de segunda-feira (02/05) nas seguintes vias:

  • Rua Professor Luciano Prata
  • Rua Doutor Melo Nogueira

E interdições parciais nas vias:

  • Rua Brazelisa Alves de Carvalho
  • Rua Anita Malfatti

E inversão de mão de direção na Rua Hermenegildo C. de Almeida, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Avenida Braz Leme.

Caminhos alternativos

  • Pista local da Marginal Tietê: a opção de desvio será a pista expressa da Marginal Tietê
  • Av. Olavo Fontoura: a opção de desvio será a Av. Braz Leme e/ou pelas pistas expressa e central da Marginal Tietê

Transporte coletivo

Como não há previsão de bolsões de estacionamento para veículos de passeio nas proximidades do circuito da corrida, a CET sugere que o público utilize o transporte público para chegar ao local do evento.

Ônibus municipais – A SPTrans estará disponibilizando três linhas expressas de ônibus partindo de miniterminais temporários implantados no Aeroporto de Congonhas, estação Tietê do Metrô (na Avenida Cruzeiro do Sul) e estação Barra Funda do Metrô (Rua Prof. Wilfrides Alves de Lima, entre a Rua Tagipuru e a Av. Auro Soares de Moura Andrade). As linhas expressas seguirão direto para o Anhembi, sem paradas no percurso. A tarifa será de R$ 6,00 somente ida e de R$ 9,00 ida e volta.

Ônibus fretados – Será ativado bolsão de ônibus para fretados na Av. do Estado, entre a Av. Santos Dumont e a Marginal Tietê.

Metrô – As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo integração entre os terminais e o local da corrida.

Bolsões de táxi - Na chegada ao evento o desembarque ocorrerá em dois pontos: Praça Campo de Bagatelle, entre as avenidas Santos Dumont e Olavo Fontoura, do lado direito da via e Avenida Olavo Fontoura, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Rua Anita Malfati. Para a operação saída foram credenciados 3.500 táxis, que serão distribuídos em sete pontos:

Bolsão 1A - Bagatelle: Praça Campo de Bagatelle, entre a Avenida Olavo Fontoura e Avenida Santos Dumont, seguindo pela Avenida Santos Dumont até o alinhamento com a Rua Santa Eulália (portão Campo de Marte), lado direito da via.

Bolsão 1B - Santa Eulália: Rua Santa Eulália, entre a Avenida Santos Dumont e Avenida Cruzeiro do Sul, seguindo pela Avenida Zaki Narchi até a Rua Urupiara, lado direito da via.

Bolsão 1C - Center Norte: Avenida Moisés Roysen, entre a Avenida Zaki Narchi e a Rua da Coroa (Marginal), lado direito da via.

Bolsão 2A - Anita Malfati: Rua Anita Malfati, entre a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Hermenegildo de C. Almeida, devendo ser utilizado os dois lados da via - acesso Avenida Braz Leme, Rua Marambaia e Rua Anita Malfati.

Bolsão 2B - Braz Leme: Avenida Braz Leme sentido ponte da Casa Verde do lado direito da via, entre o numeral 487 (escadaria) e a Rua Capitão-mor Góis E. Morais.

Bolsão 2C - Rua Brazelisa: Rua Brazelisa Alves de Carvalho Avenida entre Avenida Olavo Fontoura e a Rua Hermenegildo de C. Almeida.

Bolsão 2D - Viaduto: Viaduto de acesso a Marginal Tietê em fila dupla em ambos os lados.

Táxi acessível - O embarque será na Rua Paineira do Campo (junto ao QG operacional).

Departamento de Imprensa - CET