Secretário Jilmar Tatto e especialista em mobilidade Jon Orcutt trocam experiências para desenvolvimento da malha cicloviária

Para especialista norte-americano o governo Haddad acerta ao investir no projeto de ciclovias. Na avaliação do secretário, a troca de experiências será essencial para o aperfeiçoamento das políticas de mobilidade na cidade

O processo de implantação das ciclovias em São Paulo vem seguindo uma série de alinhamentos técnicos, administrativos e sociais idênticos aos de Nova Iorque, onde a troca de experiências ajudará no aperfeiçoamento contínuo da malha cicloviária na cidade. A avaliação é do especialista em mobilidade, Jon Orcutt, durante reunião com secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na manhã de hoje, 07/11, em seu gabinete.

Segundo Jon Orcutt, a implantação de ciclovias na cidade norte-americana, envolveu, além de estudos técnicos realizados pelo Departamento de Transporte, uma série de discussões com os cidadãos em organizações de bairro, tal qual São Paulo promove com a CET NO SEU BAIRRO, que trabalha com a educação de trânsito junto aos cidadãos nas comunidades assistidas.

Secretário Jilmar Tatto recebe Jon Orcutt em seu gabinete

Assim como São Paulo estabeleceu meta com a instalação de 400 km de ciclovias até o final de 2015, a prefeitura de Nova Iorque na gestão do ex-prefeito Michael Bloomberg teve seu “ponto de virada” entre 2007 e 2009 com a construção de 200 milhas ou algo em torno de 300 km.

Orcutt ressaltou o poder de decisão do prefeito Fernando Haddad, juntamente com a SMT, que entenderam a importância da bicicleta como modal de transporte integrado aos demais no trânsito, que oferece rapidez e qualidade de vida aos cidadãos. “A atual administração acerta ao investir no modelo de trabalho, onde valoriza a Liderança, a Comunicação e as Soluções Técnicas”.

Linhas gerais da Oficina de Articulação Regional CicloviaSP são discutidas em reunião

“Estamos trabalhando de forma efetiva para que os paulistanos tenham direito ao uso da bicicleta com segurança e qualidade de vida. A sua presença [Jon Orcutt] será essencial para aperfeiçoamento de nossas políticas de mobilidade urbana”, destacou o secretário Jilmar Tatto, que o parabenizou pelo êxito das iniciativas, que transformaram Nova Iorque em referência mundial em mobilidade por bicicletas.

Vision Zero

O especialista em mobilidade também explicou o plano de segurança viária, batizado de Vision Zero, implementado em 2014 na gestão do atual prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, que tem por objetivo reduzir o índice de acidentes. “Assim como em São Paulo, estudamos permanentemente o mapa viário para adotar soluções que melhorem o fluxo, com baixo risco de acidentes. O Vision Zero é uma filosofia de trabalho em nosso departamento”.

Oficina de Articulação Regional CicloviaSP

Ao final da reunião, foi apresentado aos presentes as linhas gerais da Oficina de Articulação Regional CicloviaSP, que ocorre entre os dias 10 e 13 de novembro, numa parceria entre a Companhia de Engenharia de Tráfego e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Participam operadores de trânsito, técnicos de departamentos, gerentes e superintendentes de planejamento da CET, além de representantes de Subprefeituras, que discutirão ações conjuntas para a construção de um ambiente atrativo para o uso da bicicleta na cidade São Paulo.

Fotos: Marcelo Fortin/CET

Assessoria de Imprensa - CET

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT

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