Cruzamento perigoso na Vila Guilherme ganha mini rotatória

A CET, por meio da sua área de projetos, desenvolveu e instalou, no último dia 22 de dezembro, uma mini rotatória para reduzir os conflitos de trânsito e aumentar a segurança no cruzamento das ruas Coronel Jordão com do Imperador, na Vila Guilherme, Zona Norte da Capital.

A colocação da nova geometria atende pedido da comunidade, que chegou, inclusive, a filmar os acidentes ocorridos ali. Nos últimos meses, essas imagens foram veiculadas por algumas emissoras de televisão, o que tornou o cruzamento e o problema famosos perante a opinião pública.

O projeto de instalação da mini rotatória, cujo diâmetro é de 5,6 metros circundados por 30 tachões amarelos, contemplou a substituição da sinalização de solo por canalizações para disciplinar os motoristas a respeitar o obstáculo e fixação de placas de regulamentação de estacionamento e de advertência. Em abril, a CET executou projeto pelo qual foram pintadas faixa de pedestres, a palavra “Pare” no chão e faixa dupla amarela com tachão sobre ela, além de instalado semáforo piscante com placas de “Pare” e “Cruze com cuidado”. Entretanto, toda essa sinalização vinha sendo desrespeitada pelos motoristas. Daí, o advento do novo projeto recém-implantado.

Ao todo, foram colocadas 16 novas placas, sendo quatro de “Dê a preferência”, quatro para alertar a existência da mini rotatória à frente, quatro de “Proibido parar e estacionar - Início” e mais quatro de “Proibido parar e estacionar – Término”.

Durante aproximadamente 15 dias, técnicos da CET irão acompanhar o tráfego na intersecção a fim de verificar a obediência e fiscalizar o estacionamento irregular próximo à nova geometria.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), numa mini rotatória, a preferência é sempre de quem está fazendo o seu contorno.