Pontes, viadutos e túneis que receberam sinalização de alerta de altura ficaram livres de impactos

As Obras de Arte de Engenharia Civil (OAE) começaram a receber a nova sinalização de alerta de altura excessiva há sete meses. Hoje, são 34 locais com os dispositivos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já instalou, desde setembro de 2021, 34 dispositivos de proteção às obras de arte de engenharia civil. A nova sinalização evita que veículos com excesso de altura atinjam as estruturas de pontes, túneis e viadutos, comprometendo a integridade dessas Obras de Arte de Engenharia Civil (OAE) e causando prejuízos ao erário e à população. Nesses sete meses, não houve registro de choque de veículos com as estruturas viárias que já contam com a proteção dos dispositivos.

Isso não quer dizer, entretanto, que condutores estejam respeitando a sinalização. Levantamento da CET mostra que, entre janeiro e abril de 2022, os agentes de campo da Companhia registraram, em toda a cidade, 167 ocorrências de veículos com excesso de altura que ingressaram em área restrita e com dimensões limitadas. Nos locais que possuem a nova sinalização, contudo, eles pararam antes de atingir a estrutura das OEA, chocando-se nas chapas de metal que compõem o conjunto de dispositivos da nova sinalização. Assim, o propósito de evitar danos às OAE, reduzindo os prejuízos causados ao erário e à segurança da população, foi alcançado.

Os túneis, pontes e viadutos da capital possuem sinalização de regulamentação (placas) e advertência aos motoristas exibindo os limites máximos de altura permitidos. As “últimas saídas” existentes para os veículos acima dos limites também estão ostensivamente sinalizadas. Mesmo assim, foi necessário que a CET adotasse o novo modelo para chamar ainda mais atenção daqueles ignoraram a sinalização padrão e ingressaram em área restrita.

Como funciona:

A nova sinalização é formada por alguns dispositivos. O primeiro deles é composto por uma série de chapas de alumínio penduradas por meio de colunas cônicas instaladas algumas dezenas de metros antes da OAE. As chapas estão suspensas à exata altura do viaduto e se assemelham a um “varal”. Há também sinalização luminosa.

Caso caminhões ou ônibus com excesso de altura passem, o impacto das chapas metálicas com a carroceria do veículo chama a atenção do motorista e dá a ele a certeza de que o seu veículo que está inadequado para o tráfego na via e que colidirá com a estrutura adiante.

Um segundo dispositivo é instalado junto à estrutura da OAE. São chapas de metal posicionadas imediatamente antes da estrutura viária, com a mesma altura desta, e que permitem mais uma oportunidade de o condutor parar o veículo antes da colisão que poderia comprometer a integridade de pontes, viadutos e túneis.

O dispositivo desenvolvido pela CET foi inspirado em experiências de sucesso realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

LOCALIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS

  • Av. do Estado, antes do Viaduto CPTM(IP/ST), após Av. Mercúrio
  • Av. 23 de Maio (Aerop./Centro), antes do Viaduto Gal. Euclides de Figueiredo
  • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, acesso ao Túnel Pres. Jânio Quadros
  • Av. Lineu de Paula Machado, acesso ao Túnel Pres. Jânio Quadros
  • Av. Morvam Dias de Figueiredo, antes da Ponte Pres. Jânio Quadros
  • Av. Gabriela Mistral (Marg. Tietê/Penha) antes Viaduto Rede Ferroviária
  • Av. Cruzeiro do Sul (Santana/Centro),frente Estação do Metrô Portuguesa/Tietê
  • Av. Cruzeiro do Sul (Santana/Centro),fte Rua Dr. Gabriel Piza (Est. Metrô Santana )
  • Av. Cruzeiro do Sul (Centro/Santana), 23,0m antes da Rua Leite de Morais(Metrô Santana )
  • Av. Cruzeiro do Sul (Centro/Santana), após acesso ao Term. Rod. Tietê/Portuguesa
  • Rua Eudoro Lemos, acesso a área de Embarque/Desembarque)- Terminal Rodov. Tietê
  • Rua Pietro Giannoccaro /Ponte Fábio Lazzari, acesso Av. Cruzeiro do Sul (Viga do Metrô)
  • Av. Otaviano Alves de Lima, antes da Ponte Jornalista Walter Abraão (Ponte Casa Verde)
  • Rua da Cantareira, fte nº 903 (antes da Rua dos Clérigos) Viaduto CPTM
  • Av. Otaviano Alves de Lima /Av. Raimundo P. de Magalhães (antes PteComunid.Hungara CPTM)
  • Av. Eng. Oscar Americano (Morumbi/Cidade Jardim) antes Túnel Pres. Jânio Quadros
  • Av. Alcântara Machado (C/B), antes Viaduto Bresser
  • Av. Pacaembu (Estádio/ Barra Funda), antes Vdto. Gal. Olímpio da Silveira
  • Av. Pacaembu (após Vdto.Pacaembu-B.Funda/Estádio)antes Gal. Olímpio da Silveira
  • Av. Dr. Felipe Pinel, antes Rede Ferroviária (Fepasa) ref.R.Pe.Eduardo Lustosa /Rua Maestro Tavares de Lima
  • Av. das Magnólias, acesso ao Túnel Sebastião Camargo
  • Rua Stefano Mauser, antes Rede Ferroviária (Fepasa)(após R. Felipe Pinel )
  • Av. Dr. Felipe Pinel, antes Rede Ferroviária(Fepasa) da R.StefanoMauser/R.Dr. Felipe Pinel
  • Av. Condessa Elisabeth Robiano , antes Ponte Tatuapé (GPV-Lauer/Yoshida)
  • Av. Dr. Arnaldo, acesso ao Túnel José Roberto Fanganiello Melhem
  • Rua Anhaia X Rua Silva Pinto X Rua Júlio Conceição
  • Rua Silva Pinto X Rua Anhaia X Rua Júlio Conceição
  • Av. Rebouças (B/C), acesso ao Túnel Noite Lustrada
  • Av. Alcântara Machado (B/C) – Radial Leste – antes Vdto. Bresser
  • Rua Herval, antes do Viaduto Guadalajara (João Behisnellian)
  • Rua Visconde de Parnaíba, antes Viaduto Bresser (Romulado Hatty)
  • Rua Herval, antes do Viaduto Guadalajara (João Behisnellian)
  • Av. Raimundo Pereira de Magalhães , antes da Rua Gago Coutinho (Viaduto CPTM)
  • Rua Hugo Capotini/Rua Domingos Barbieri - Rodovia Raposo Tavares