Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito convida para Audiência Pública sobre expansão da malha cicloviária

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, convida a população para a Audiência Pública em que irá apresentar, discutir e receber propostas de novas estruturas para a expansão da malha cicloviária e sua conexão ao transporte público.

A expansão da malha trará ganhos para toda a cidade como a requalificação dos espaços urbanos e a redução do uso de transportes motorizados individuais, além da consequente redução da emissão de poluentes e do número de vítimas no trânsito.

O Programa de Metas da atual gestão prevê a entrega de 300 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas até 2024. Essa audiência pública terá por objetivo discutir a primeira etapa desse planejamento, considerando apenas os projetos ainda não discutidos com a sociedade civil.

As propostas a serem discutidas são resultado de um amplo diagnóstico da rede cicloviária existente e de estudos técnicos elaborados pela área de planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Além disso, incorporam contribuições recebidas pelas instâncias de participação social da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, em especial da Câmara Temática de Bicicleta do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. São diretrizes para concepção dos projetos: (1) a promoção da segurança viária, (2) a linearidade dos trajetos cicloviários, (3) a conexão com as estruturas já existentes e (4) a integração dos modos de transporte.

Documentos complementares para análise anteriormente à sessão de audiência pública:

1) Mapa da rede cicloviária
existente: http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/mapa-de-infraestrutura-cicloviaria.aspx

2) Processo participativo realizado em 2019:
https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/49/allegations 

3) Mapa dos trajetos cicloviários a serem discutidos em audiência pública. Clique aqui:

Tendo em vista a pandemia de Covid-19, a audiência será realizada em ambiente virtual, no dia 27/10/2021 às 19h, acessível por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/3ahxx3m 

O regimento interno da audiência pública pode ser acessado aqui (páginas 27 e 28 do Diário Oficial da cidade de São Paulo de 06/10/2021 : https://bit.ly/3iIx8vw )

Serviço:
Audiência Pública Discussão da expansão malha cicloviária
Data: 27 de outubro de 2021
Horário: 19 horas
On-line: https://bit.ly/3ahxx3m