CET terá telefone para contato direto com a população

A partir de hoje, a população de São Paulo terá um novo número de telefone para entrar em contato diretamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET. Por meio do telefone 1188, os usuários poderão obter informações sobre a situação do trânsito nas principais vias da cidade, rodízio municipal de veículos, dar sugestões, fazer reclamações, saber sobre recursos de multa e veículos guinchados, conhecer opções de caminho, entre outras coisas. 
 
Através do 1188, os cidadãos também poderão comunicar ocorrências de trânsito e solicitar a presença da CET. A maior vantagem é que, ao ser notificada mais rapidamente, a CET conseguirá resolver os problema diários do trânsito de forma mais ágil para melhorar a fluidez do tráfego.
 
Com capacidade para atender até 20 mil ligações por dia, inicialmente o serviço de atendimento contará com 90 linhas telefônicas. O atendimento das ligações será feito por uma equipe de 109 funcionários concursados, sendo 86 atendentes, 12 supervisores e 11 gestores distribuídos em quatro turnos de serviço, sete dias por semana. 
 
A CET realizou um investimento de R$ 7,6 milhões para a implantação do serviço, entre instalações, equipamentos, contratação e treinamento de mão-de-obra. As ligações telefônicas serão gratuitas para o cidadão e custeadas pela CET. 
 
A decisão de implantar o serviço 1188 foi tomada após a constatação de que a quantidade de ligações recebidas caiu muito com a centralização de todo o atendimento da Prefeitura no número 156, ocorrido em setembro de 2004. 
 
O 1188 prestará todos os serviços que até 2004 eram atendidos pelo 194 (antigo número direto da CET) e muito mais. 

Em 2004, o sistema 194 dispunha de 20 troncos (linhas), ou seja, no máximo 20 pessoas podiam entrar em contato com a CET simultaneamente. 
 

O 1188 vai dispor de 90 linhas, ou seja, 90 pessoas poderão entrar em contato com a CET simultaneamente. A partir de abril, com a implantação de um PABX inteligente com sistema de URA, a capacidade será aumentada para 120 linhas, e o atendimento será ainda mais ágil.  

Em 2004, o sistema 194 contava com nove posições de atendimento pessoal, as demais ligações eram atendidas de forma eletrônica.

O 1188 vai contar com 25 posições de atendimento pessoal, com possibilidade de incremento de mais oito posições em situações de emergência. 
 
Em 2004, os operadores do 194 anotavam as solicitações feitas pela população e avisavam aos responsáveis para que fossem tomadas as providências.  

O sistema 1188 está conectado eletronicamente com o controle geral da CET e as solicitações e avisos feitos pela população serão instantaneamente encaminhadas às áreas responsáveis, agilizando o processo de solução dos problemas. 
 
Essa iniciativa vai aproximar a CET da população de modo a atender mais rapidamente às suas demandas. A prestação de serviço mais ágil vai se transformar em benefícios para todos, já que garantir a segurança de motoristas e pedestres e a fluidez do trânsito é objetivo fundamental de todos os trabalhos da CET. 
 

Departamento de Imprensa da CET