Prefeitura promove Maio Amarelo, pela vida no trânsito

Movimento Maio Amarelo busca sensibilizar a sociedade sobre o valor da segurança viária. Programação contempla todas as idades e regiões da cidade

Pelo sétimo ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo promove, ao longo deste mês, ações e eventos para sensibilizar a população para hábitos e comportamentos saudáveis no trânsito.

Como se sabe, Maio marca o movimento internacional da luta pela redução da mortalidade no trânsito. Desde 2017, a Prefeitura, alinhada ao movimento mundial, prepara uma programação para envolver as pessoas a refletirem sobre a importância da Segurança Viária em seus deslocamentos diários. Neste ano, em consonância com a diretriz federal, o slogan da campanha é: No trânsito, escolha a vida.

Uma das ênfases é o respeito às leis de trânsito, combatendo posturas repreensíveis como dirigir sob efeito de álcool, exceder a velocidade máxima permitida da via, não usar o capacete e/ou o cinto de segurança, distrair-se com o celular ao volante ou atravessando uma rua, desrespeitar a faixa de pedestres e avançar o semáforo vermelho, deixar de cuidar daqueles que estão em situação de maior fragilidade no trânsito.

A promoção do Maio Amarelo 2023 é feita por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), da CET, da São Paulo Transporte (SPTrans) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de parceiros do movimento.

Para destacar o apoio à causa, a fachada do prédio da CET na Rua Barão de Itapetininga, no Centro, receberá um banner com o mote do Maio Amarelo e o laço símbolo da campanha. Monumentos turísticos e prédios públicos, a exemplo do Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo, Pátio do Colégio, da Biblioteca Mário de Andrade e da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, serão iluminados com luz amarela nas noites de maio.

Confira alguns destaques da programação:

Simulador de embriaguez: Ação educativa no vão livre do MASP com óculos que simulam embriaguez para o público em geral. Em 19 de maio.

Ação de respeito ao idoso: Caminhada na Av. Paulista: Idosos do Núcleo da Terceira Idade da Prefeitura farão uma caminhada pela Av. Paulista, levando cartazes e faixas chamando a atenção para os pedestres desse grupo etário. Em 21 de maio.

Eles sairão a pé da Praça do Ciclista rumo à Praça Oswaldo Cruz. No meio do percurso, farão uma parada no Top Center Shopping (nº 854 da Paulista), onde tomarão um café-da-manhã (cortesia oferecida pelo shopping).

Pedalando sem Idade: Também no mesmo dia, após a caminhada, os idosos terão a oportunidade de experimentar um trishaw (veículo leve com três rodas e pedais), com um ciclista conduzindo-os por um trecho da Av. Paulista.

Ponto de apoio ao ciclista: Parceria com a Shimano, consiste na montagem de uma estrutura em ciclovias para apoio ao ciclista e consertos. Nos fins de semana de maio.

Pit-stop educativo para motociclistas: Parceria com a Abraciclo, ação de conscientização para motociclistas, realizada no Posto de Apoio ao Trânsito vizinho à Ponte Eng. Ary Torres (PAT Band). Em 24 e 25 de maio.

Multa moral: Parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), consiste na distribuição de uma “multa moral” para motoristas estacionados em vagas especiais de Defis e Idosos. A advertência não terá caráter punitivo, ou seja, não haverá aplicação de multa de trânsito efetiva.

3º Simpósio de Segurança Viária: Parceria com a ABNT, ocorrerá no auditório do CRC-SP (Rua Rosa e Silva, 60) em 29 de maio, das 9h às 12h, com palestras sobre Sistemas de Proteção para Motociclistas, o papel da Sinalização na Segurança Viária e o Estado da Arte da Sinalização Horizontal.

Passeio pela Paz no Trânsito: Marca o encerramento do Maio Amarelo 2023. Em parceria com a Abraciclo, motociclistas vestindo coletes sobre jaquetas irão circular em fila indiana pela Faixa Azul da Av. dos Bandeirantes, em 31 de maio. A concentração será na Rua Antonio Comparato.

Palestras diversas: Promovidas pela área de Educação da CET para públicos estratégicos, acontecerão durante todo o mês de maio, em diferentes locais, abordando temas como Trânsito e Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trânsito, Mobilidade Urbana e Cultura da Paz.

Cine Trânsito: Ação educativa da CET para escolares de até 10 anos de idade. O filme O Mágico da Freguesia do OZ foi inspirado na história de O Mágico de Oz, adaptada para a realidade de São Paulo. Os conceitos de segurança do pedestre, cidadania e sustentabilidade são trabalhados no decorrer da história. A exibição do filme será feita em Centros Educacionais Unificados (CEU).

Além dessas atividades, a CET espalhará mensagens educativas direcionadas a motociclistas, motoristas e ciclistas em pontos de alta acidentalidade. Esse conteúdo poderá ser visto em faixas de vinil informativas e banners. Os Painéis de Mensagens Variáveis também veicularão frases alusivas ao Maio Amarelo 2023.

Pelas redes sociais da Companhia (Twitter, Facebook, Instagram), os internautas serão lembrados do Maio Amarelo em São Paulo.

Acompanhe a programação oficial do Maio Amarelo na capital paulista pelo site: www.cetsp.com.br 

Participe e dê o exemplo para fazer do trânsito um ambiente mais seguro! E sempre faça a escolha pela vida!