No primeiro dia, impactos de interdição de pontes foram bem absorvidos pelo trânsito da cidade

O balanço do primeiro dia da operação de interdição parcial de três pontes na Marginal Tietê para realização de obras de ampliação da via ficou dentro do previsto pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O impacto sobre a fluidez de trânsito na cidade como um todo foi bem absorvido e distribuído, sobretudo nos horários de pico.

Trânsito em toda a cidade

Ao longo do dia, o índice de lentidão manteve-se nas médias das terças do segundo semestre de 2009.

07h às 20h - Cidade toda (inclusive Marginal Tietê)

Média de lentidão nas terças-feiras do 2º semestre/2009 = 66,1 km

Média de lentidão de ontem (20/10/2009) = 67 km

Lentidão média aumentou 1%

Os maiores reflexos ocorreram no entrepico, sendo que os horários de pico, tanto da manhã, quanto da tarde, apresentaram lentidão abaixo da média das terças-feiras de segundo semestre deste ano. No caso do pico da manhã, a melhora da fluidez foi de 5% e no pico da tarde, de 9%.

Pico da Manhã - 7h às 10h - Cidade toda (inclusive Marginal Tietê)

Média de lentidão nas terças-feiras do 2º semestre/2009 = 65,7 km

Média de lentidão de ontem (20/10/2009)= 62,3 km

Lentidão média caiu 5%

Pico da Tarde - 17h às 20h - Cidade toda (inclusive Marginal Tietê)

Média de lentidão nas terças-feiras do 2º semestre/2009 = 91,7 km

Média de lentidão de ontem (20/10/2009)= 83,6 km

Lentidão média caiu 9%

A evolução dos índices em toda a cidade pode ser vista no gráfico comparativo abaixo.

Transporte coletivo

Durante o pico da tarde, (17h às 20h) as linhas de ônibus que circulam nos corredores que fazem a transposição do Rio Tietê e sofrem maior influência das interdições tiveram desempenho parecido com o pico da manhã, tendo desenvolvido, em sua maioria, velocidade superior à média, conforme registrado pelo Sistema Integrado de Monitoramento da São Paulo Transportes (SPTrans). O maior reflexo foi sentido nas linhas do corredor Inajar-Rio Branco-Centro, sobre a Ponte da Freguesia do Ó, no sentido Bairro-Centro, cujas velocidades ficaram 7,9% abaixo da média.

Ponte do Piqueri
       
Pirituba - Lapa - Centro (trecho: Av. Benedito Andrade até Rua Dr. Braúlio Gomes)
 
Tabela 1

   B/C  C/B
Média  19,21 14,31
Dia 20/10/09 19,49 13,97
Variação 1,46 -2,32%

Ponte Freguesia do Ó
 
Inajar - Rio Branco - Centro
  
Tabela 2

   B/C  C/B
Média  16,58 11,82
Dia 20/10/09 15,27 12,03
Variação -7,90% 1,81%

Ponte Cruzeiro do Sul
   
Cruzeiro  do Sul - Santos Dumont - Tiradentes - Correio 
 
 tabela 3

   B/C  C/B
Média  17,1 13,09
Dia 20/10/09 17,5 13,46
Variação 2,30% 2,80%

 

Marginal Tietê

Especificamente na Marginal Tietê, o horário de pico da tarde comportou-se de forma parecida ao da manhã, com um reflexo dentro dos valores previstos.

Pico da Manhã - 7h às 10h - Marginal Tietê - Ambos os sentidos

Média de lentidão nas terças-feiras do 2º semestre/2009 = 15,3 km

Média de lentidão de ontem (20/10/2009)= 18,5 km

Lentidão média aumentou 21%

Pico da Tarde - 17h às 20h - Marginal Tietê - Ambos os sentidos

Média de lentidão nas terças-feiras do 2º semestre/2009 = 25,1 km

Média de lentidão de ontem (20/10/2009)= 28,6 km

Lentidão média aumentou 14%

 

Departamento de Imprensa - CET