Radial Leste e região da Paulista são os maiores beneficiados pela regulamentação dos fretados

Desde que foi implementada, no dia 27 de julho de 2009, a nova regulamentação do transporte fretado de pessoas reduziu a lentidão em importantes corredores da cidade, que concentravam alto volume de tráfego e colaborou para que o grande volume de chuvas não tivesse reflexos piores sobre o trânsito na cidade.

A análise dos primeiros 60 dias mostra que a Radial Leste foi a maior beneficiada, seguida da Avenida Paulista e da Ligação Leste/Oeste.

 

O êxito da medida pode ser comprovado pela manutenção dos índices do período, apesar do inesperado e alto volume pluviométrico do mês de setembro e as importantes obras na Marginal Tietê.

 

AGOSTO/09 - COMPARATIVO DE LENTIDÃO EM TODA A CIDADE
Variação em relação a ago/2007   -6 %
Variação em relação a ago/2008  -4 % 

SETEMBRO/09 - COMPARATIVO DE LENTIDÃO EM TODA A CIDADE
Variação em relação a set/2007    -4 %
Variação em relação a set/2008    +11 %

O impacto das obras na Marginal Tietê, via que responde por mais de 25% do índice de lentidão da cidade, pode ser observado ao analisar os gráficos que apresentam a lentidão somente da Marginal Tietê.

AGOSTO/09 - COMPARATIVO DE LENTIDÃO SÓ NA MARGINAL TIETÊ
Variação em relação a ago/2007   +50%
Variação em relação a ago/2008  +20%

SETEMBRO/09 - COMPARATIVO DE LENTIDÃO SÓ NA MARGINAL TIETÊ     Variação em relação a set/2007    +33 %
Variação em relação a set/2008    +25 %

Analisando os índices de lentidão da cidade, sem a Marginal Tietê, mesmo considerando os seus reflexos, foi sensível a melhora no trânsito.

AGOSTO/09 - COMPARATIVO DE LENTIDÃO DE TODA A CIDADE EXCETO MARG. TIETÊ
Variação em relação a ago/2007   -18 %
Variação em relação aago/ 2008  -11 %

SETEMBRO/09 - COMPARATIVO DE LENTIDÃO DE TODA A CIDADE EXCETO MARGINAL
Variação em relação a set/2007    -11 %
Variação em relação a set/2008    +6 %

Com a entrega das obras da Nova Marginal Tietê, a mais importante via de São Paulo, as melhorias no trânsito serão significativas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que o reflexo das novas pistas na Marginal Tietê serão os seguintes:

  • 35% de aumento na velocidade dos veículos que trafegam na Marginal Tietê
  • Taxa de ocupação média de 80% da Marginal Tietê, proporcionando conforto aos usuários
  • Aumento de 12% na fluidez do trânsito em toda a cidade, durante o pico da manhã
  • Aumento de 10% na fluidez do trânsito em toda a cidade, durante o pico da tarde
     

Autorizações especiais de trânsito

Até o dia 3 de outubro, o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e o Departamento de Transportes Públicos (DTP) receberam 23.695 solicitações de Autorização Especial de Trânsito. Desse total, 14.960 (63%) foram aprovados. A imensa maioria (90%) era referente a transportes não rotineiros e abrangiam um período de até uma semana.

Atualmente, existem 3.195 Autorizações Especiais de Trânsito ativas. Elas beneficiam 659 empresas que prestam diferentes tipos de serviços, conforme mostra o gráfico abaixo.

Fiscalização de transporte

Até o dia 14 de outubro, os agentes da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) haviam fiscalizado 3.865 veículos fretados, dos quais 130 foram retidos ou apreendidos e 606 foram notificados por diferentes irregularidades.

Coordenadoria de Comunicação - SMT