CET padroniza velocidade no Corredor Gastão Vidigal - Faria Lima - Hélio Pellegrino

Medida visa uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade no Corredor Gastão Vidigal - Faria Lima - Hélio Pellegrino em 60 km/h, a partir do dia 18 de julho (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 14,4 quilômetros deste corredor.

As vias que terão a velocidade uniformizada são:

  • Avenida Doutor Gastão Vidigal
  • Avenida Professor Fonseca Rodrigues
  • Avenida Pedroso de Morais
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima
  • Avenida Hélio PellegrinoRua Inhambú

As mudanças acontecerão especialmente nas avenidas Professor Fonseca Rodrigues e Pedroso de Morais (entre a Praça Panamericana e Avenida Brigadeiro Faria Lima), num total de 3,9 km de extensão, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Ainda na Avenida Pedroso de Morais, entre as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Rebouças, num trecho de 1,4 km, devido às características da via, estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de reduzir a velocidade máxima de 60 km/h para 50 km/h. Nos 9,1 quilômetros restantes a velocidade regulamentada será mantida em 60 km/h.

Redução de acidentes

A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.

Departamento de Imprensa - CET