Mobilidade e Trasportes

Teste público para membro da JARI

Inscrições foram encerradas no dia 6/09/2012

Apostila de Teste da Jari

 

Do que se trata?

Estarão abertas de 03 a 06 de setembro, as inscrições para as pessoas interessadas em integrar a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) da Prefeitura de São Paulo, para julgar os recursos administrativos de penalidade de multa cancelando ou mantendo as multas de trânsito aplicadas pela municipalidade.

A JARI tem 120 membros sendo que 40 deles, os presidentes e vice-presidentes das 20 juntas, representam a comunidade paulistana e são indicados pelo Prefeito dentre os aprovados em teste constituído por prova de conhecimentos de trânsito, de acordo com sua classificação individual. (existe uma determinação de se aumentar o numero de juntas e membros da JARI em 50%, com a criação de mais 10 juntas).


Qualquer pessoa que atenda aos requisitos pode se inscrever para prestar a prova. Dentre os inscritos, os primeiros 150 estarão automaticamente selecionados para fazer a prova e se houver mais de 150 inscritos na sequencia, haverá sorteio de 150 fichas para totalizar os 300 inscritos que farão a prova.
Serão aprovados os que obtiverem aproveitamento mínimo de 50% da prova, os quais serão chamados de acordo com sua classificação para tomar posse como membro da JARI, nos próximos 2 anos, conforme a necessidade do serviço.

Quando são as inscrições?
As inscrições podem ser feitas entre 3 e 6 de setembro, das 9h00 às 16h00.

Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas.

O interessado deverá imprimir a ficha de inscrição. Preencher a ficha completa e corretamente, assinar e entregar no Protocolo do DSV na Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros - São Paulo - CEP 05428-010

E depois?
300 inscritos serão convocados por e-mail e publicação no Diário Oficial da Cidade, para prestar a prova e os que obtiverem aproveitamento mínimo de 50% serão classificados conforme pontuação obtida, classificação que estabelecerá a ordem de chamada para posse, à medida que surgirem vagas, nos próximos 2 anos.

Quando e como será a prova?
A prova será aplicada no dia 30 de setembro 2012 e terá até 50 questões de múltipla escolha com 4 alternativas, sendo apenas uma correta.

Como se preparar para a prova?
Está disponível a Apostila sobre o assunto. Esse material servirá de base para que a pessoa se prepare para a prova.

Quais são os requisitos para tomar posse como membro JARI ?

  • ter maioridade civil;
  • não ter sofrido criminalmente condenação judicial transitada em julgado;
  • não estar inscrito no CADIN
  • não exercer atividades como sócio, gerente, diretor, empregado e instrutor, ainda que em caráter autônomo, de Controladorias Regionais de Trânsito - CRT, Centros de Formação de Condutores - CFC, despachantes, escritórios de prestação de serviços de recursos administrativos e judiciais contra penalidades às infrações de trânsito, bem como médico ou psicólogo credenciado por órgão executivo de trânsito;
  • não ser gente de fiscalização de trânsito, civil ou militar e seus chefes imediato e mediato;
  • não ter recebido por qualquer motivo penalidade que implique em ter o direito de dirigir suspenso ou cassada a Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir;
  • não integrar ou não ter assento como membro dos Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRANs, Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE nem em outras JARIs municipais, estaduais, federais ou do Distrito Federal;
  • não exercer cargo ou função no Poder Executivo ou Legislativo municipais.


Ficha de Inscrição

 

Edital de Procedimento