Novas viaturas garantem mais segurança aos agentes de trânsito na operação das faixas reversíveis

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adquiriu três furgões Sprinter para serem utilizados na operação de montagem e desmontagem das faixas reversíveis de longa extensão. As viaturas foram adaptadas com base em estudos anteriores da CET e nos testes realizados entre dezembro de 2005 e maio de 2006, visando o conforto e a segurança das equipes operacionais durante a atividade.

O resultado do estudo e dos testes foi a melhoria no item sinalização, por meio de faixas refletivas e sinal luminoso para melhor visualização do veículo. Além disso, a colocação de bancos laterais giratórios junto às portas proporciona conforto e facilidade ao operador na retirada e colocação do cone na via.

Os furgões também foram considerados mais adequados para esta atividade em comparação às pick-ups por oferecerem mais segurança ao transportar os cones presos e os agentes na parte interna do veículo, corrimão e iluminação interna e substituição de vidros por telas metálicas. As Sprinter também possuem portas traseiras nos dois lados com cobertura e piso mais baixo que o modelo anterior, o que facilita o manuseio do cone na via e diminui o esforço do agente.

A aquisição desses veículos faz parte de uma série de ações de melhoria que a CET vem adotando na operação de montagem e desmontagem das faixas reversíveis, entre as quais: a adoção de Procedimentos Operacionais Padrão, que estabelece regras para manuseio dos materiais; sistema de revezamento dos agentes na distribuição dos cones na via; disposição do material na viatura; veículo de proteção para cada viatura com material de canalização; bloqueios em pontos específicos a fim de garantir a segurança das equipes na desativação das faixas, além da especificação de materiais de canalização, que levou à padronização e aquisição de cones mais leves e flexíveis.

Os furgões serão utilizados na operacionalização das faixas reversíveis das avenidas Radial Leste e Santos Dumont, pertencentes à Gerência de Engenharia de Tráfego (GET) 3 e 1, respectivamente. A cidade de São Paulo é dividida em seis GETs. O critério para distribuição das primeiras Sprinter levou em consideração a operacionalização das faixas reversíveis de maior extensão. A intenção da CET é adquirir outras viaturas e adaptá-las para serem utilizadas por todas as gerências de engenharia de tráfego que realizam essa atividade.

FAIXAS REVERSÍVEIS       

A faixa reversível é uma medida de engenharia de trânsito, criada na cidade de São Paulo em 1986, com o objetivo de aumentar a capacidade de fluxo das vias, invertendo faixas de circulação para operar no sentido de maior movimento, durante os horários de pico da manhã, das 7 às 10h, e da tarde, das 17 às 20h e, assim, reduzir os congestionamentos.

Na Avenida Radial Leste, por exemplo, no período da manhã, uma ou duas faixas de circulação, num trecho de 9 km, que originalmente opera no sentido centro/bairro é canalizada pelos agentes da CET para o sentido bairro/centro. À tarde, a inversão de sentido ocorre em faixas da pista bairro/centro. Cerca de 7 km da via é canalizado para operar no sentido centro/bairro. No período da manhã são utilizados cerca de 330 cones na operação de ativação da faixa e 270 cones à tarde.

Diariamente, são montadas e desmontadas 14 faixas reversíveis nos horários de pico na cidade, com uma extensão superior a 26 km. As equipes envolvidas na operação de montagem e desmontagem das faixas reversíveis são previamente treinadas para desenvolver a atividade. Os procedimentos operacionais aplicados são revisados sempre que necessário e visam garantir a segurança dos agentes e usuários da via.