Cidade de São Paulo já recebeu 4.564 ônibus novos

Os 5,5 milhões de usuários atendidos diariamente pelo sistema de transporte público coletivo do Município de São Paulo já contam com 4.564 ônibus e microônibus novos em uma frota de cerca de 15 mil veículos. Isso significa que 30,95% da frota foi renovada em menos de três anos com investimento de mais de R$ 1,08 bilhão por parte dos concessionários e permissionários do sistema.

O balanço realizado pela Secretaria Municipal de Transportes registra que, entre janeiro de 2005 e janeiro de 2008, dos 2.813 veículos adquiridos pelo sistema de concessão e 1.751 da permissão, 2.357 são acessíveis aos portadores de deficiência, o que representa 15,8% da frota. 

Somente no ano de 2007, um total de 2.178 ônibus foram trocados, sendo 1.619 pelas concessionárias e 559 nas permissionárias. E 1.095 são acessíveis.

Os ônibus acessíveis contam com piso rebaixado, aumento da largura das portas, eliminação de obstáculos, transmissão automática, suspensão pneumática, limitadores de velocidade e áreas reservadas para cadeirantes e cão-guia, o que propicia muito mais conforto e comodidade para os portadores de necessidades especiais.

Para 2008 está prevista a substituição de mais 1.265 veículos nas concessionárias e de 635 nas permissionárias, totalizando 1.900 ônibus. A meta é substituir todos os veículos com mais de dez anos de uso. Até o final deste ano serão 6.464 ônibus novos circulando nas ruas do município de São Paulo, o que representa 43% da frota.

Frota nova reduz emissão de poluentes 

Além do conforto e acessibilidade, outra vantagem dos veículos novos é a redução dos índices de poluição do ar no Município de São Paulo. Os novos ônibus reduziram a emissão de monóxido de carbono (CO) em 42,59% e de material particulado em 71,69%, conforme taxas médias aferidas nos veículos.

Os índices podem ser acompanhados em tempo real no Emissômetro - www.sptrans.com.br/ganhosambientais - instrumento que permite o acompanhamento, segundo a segundo, dos ganhos ambientais obtidos com a redução da emissão de poluentes na atmosfera. O objetivo é informar à população os resultados já obtidos e previstos de redução de emissão de poluentes originários da frota de transporte de passageiros em São Paulo.

Fortalecimento da indústria nacional 

O Brasil, que já é o maior fabricante de ônibus do mundo, aumenta ainda mais o seu prestígio no mercado com as renovações de frotas dos sistemas de transporte público coletivo. Para as empresas, as cidades que mais contribuíram para o crescimento do mercado interno por meio de seus programas de renovação de frota são São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte.

Segundo dados da indústria, no último biênio o mercado brasileiro recebeu uma média de 16 mil ônibus novos por ano. Mas as montadoras não podem descuidar da exportação, já que de uma produção de 33 mil unidades em 2006, mais de 14 mil seguiram para outros países.