Secretaria Municipal de Transportes intensifica cadastramento de motofretistas

Na primeira semana de abertura do cadastramento para a realização gratuita do Curso Especial de Treinamento e Orientação para Condutor de Motofrete, 487  condutores fizeram suas inscrições. O curso de capacitação e promoção da competência profissional na prestação do serviço de transporte de pequenas cargas é um dos pré-requisitos para a obtenção do condumoto - Cadastro Municipal de Condutores de Motofrete.

As aulas, oferecidas pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP) com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estão programadas para começar na segunda quinzena de março. 

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico :

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/

Os motofretistas que não dispuserem de microcomputador poderão utilizar gratuitamento os telecentros da Prefeitura de São Paulo, instalados em bibliotecas municipais, Centros Educacionais Unificados (CEUs), associações de bairro e também nos Clubes Escola, em 186 pontos da cidade. Cada telecentro dispõe em média de 20 computadores para uso gratuito da população. O endereço do telecentro mais próximo pode ser verificado http://www.telecentros.sp.gov.br.

Ao efetuar a sua inscrição, o motofretista poderá escolher o melhor horário para a realização do curso, bem como a região da cidade de sua preferência. Após o cadastramento, o interessado receberá o local e data/hora para início do curso.

A divulgação de informações para a realização do curso está sendo intensificada. A partir da próxima semana, o Jornal do Ônibus, que circula nos cerca de 15 mil veículos da frota do sistema de transporte público da Capital, trará informações sobre o cadastramento. O Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado de São Paulo também fará ampla divulgação entre seus associados. 

Sobre o curso

O curso, com 8 horas de duração, será dividido em quatro módulos, ministrados em dois dias, conforme escolha dos inscritos. As opções de escolha são:

 - 2ª e 3ª feira, das 18 às 22 horas;

-  4ª e 5ª feira, das 18 às 22 horas; ou

-  sábado e domingo, das 8 às 12 horas.

O conteúdo dos módulos envolve aspectos históricos, legislativos, comportamentais, entre outros, que serão abordados por meio de dinâmicas de grupo, projeções de transparências e filmes, promovendo a participação interativa dos participantes e conta ainda com uma avaliação de aproveitamento final.

O Módulo I, sobre Legislação Específica, aborda temas como a história da motocicleta; infrações específicas; sinalização; lei municipal 14.491/07, que regulamenta a atividade de transporte de pequenas cargas; e as resoluções 014/98, 020/98, 168/04 e 219/07 do CONTRAN.

O Módulo II, sobre Técnicas de Pilotagem Defensiva, enfoca temas como comportamentos e atitudes adequadas e postura ao pilotar uma moto; estatísticas e análise de acidentes com motos; condições adversas como chuva, neblina, buracos, ondulações na pista, ofuscamento, manutenção do veículo, fatores físicos e emocionais do condutor; procedimentos básicos em situações de emergência; noções sobre o uso de equipamentos de segurança (capacete, colete, óculos de proteção, luvas, etc); normas gerais de circulação e conduta; e pilotagem em curvas, cruzamentos, corredores, ultrapassagens e frenagens.

As noções de primeiros-socorros, no Módulo III, vão abordar temas como acidentes, omissão de socorro e atendimento às vítimas (primeiras providências).

O Módulo IV tem como tema noções de cidadania e relacionamento interpessoal no trânsito. O último módulo servirá como uma avaliação da aprendizagem dos alunos. 

Será emitido Certificado de Conclusão para os alunos que obtiverem freqüência integral e aproveitamento, na avaliação final, de, no mínimo, 70%.