Área de restrição para circulação de caminhões será ampliada

O prefeito anunciou na última sexta-feira, dia 04 de abril, novas medidas que restringem a circulação de veículos de carga dentro da Cidade. A zona de restrição de circulação, estacionamento, carga e descarga entre 5h e 21h passa dos 25 quilômetros quadrados atuais para 100 quilômetros quadrados no perímetro compreendido pela Marginal Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, do Estado, Rio Branco, Eixo da Ferrovia, Queiroz Filho, Jaguaré e finalizando na Marginal Pinheiros. A medida passará a valer 45 dias após a publicação do decreto que também criará uma comissão para avaliar as exceções. A restrição abrange inicialmente todos os caminhões, inclusive os tipo VUC (Veículo Urbano de Carga), que têm características diferenciadas de tamanho, com 2,20 metros de largura e comprimento máximo de 6,30 metros.

As novas regras para minimizar os congestionamentos na Cidade também incluem a adoção do rodízio para caminhões nas áreas onde já existe a restrição de circulação. O rodízio para veículos de cargas seguirá o mesmo modelo de número final de placa adotado atualmente para os veículos de passageiros. Neste caso, haverá proibição de circulação das 7h às 10h e das 17h às 20h uma vez por semana nas Marginais e na avenida dos Bandeirantes. Ficam fora da área restrita de 100 quilômetros quadrados e do rodízio o Ceagesp e a Zona Cerealista. No entanto, os veículos de carga deverão observar o horário de rodízio para deixar essa região pelas Marginais e avenida dos Bandeirantes.

"Confirmamos a operação que será a ampliação da área hoje atendida pelas normas, que era de 25 quilômetros quadrados e passa a ser de 100 quilômetros quadrados. Agora vamos começar a discutir com os setores da economia, do comércio, das transportadoras, para que possamos estar ao seu lado na implantação das medidas. Nosso objetivo é colaborar com todos para que as medidas surtam os efeitos necessários. São medidas duras, mas necessárias, já que o trânsito chegou a um ponto quase que insustentável", explicou o prefeito.

O prefeito disse que o decreto também vai criar uma comissão de técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), bem como representantes do setor de transporte de cargas e áreas afins para analisar casos especiais e excepcionalidades. Entre os que possivelmente serão estudados, citou os caminhões de mudança e os caminhões-betoneira. "Haverá uma comissão de caráter consultivo que vai definir as exceções. Em princípio, eu questiono a questão de caminhões de mudança e as betoneiras. Falo como cidadão, porque essa comissão é quem vai decidir, mas eu entendo que as betoneiras devem ficar fora das restrições porque não podemos parar as construções na Cidade; e não é possível executar todas as obras à noite. O mesmo ocorre no caso do transporte de mudanças", justificou.

A zona de restrição de circulação, estacionamento, carga e descarga deverá ser rigorosamente respeitada nos horários definidos, sob pena de aplicação de multas pelos fiscais do trânsito. De acordo com o secretário municipal de Transportes, caso os caminhões não consigam concluir a carga ou descarga no horário determinado, não poderão permanecer estacionados nas áreas de vigência das novas medidas. "As empresas de transportes terão de desenvolver uma logística para a carga e descarga. Os caminhões terão das 21h até às 5h para permanecer na área. Fora desses horários, se estiverem parados ou em circulação eles serão multados".

O secretário destacou que a fiscalização será mais efetiva e que também haverá uma reestruturação na logística para viabilizar o monitoramento da área. Segundo ele, não haverá dificuldade para ampliar a fiscalização, uma vez que as vias de acesso para se atingir a área de 100 quilômetros quadrados são as mesmas utilizadas atualmente na área de restrição de 25 quilômetros quadrados.

"É uma área de grande fluxo de trânsito e com número de entrega muito elevado. Por isso, adotamos essas novas medidas, que vão permitir tirar de circulação 40 mil caminhões das Marginais, o que vai aliviar consideravelmente o trânsito nessas vias", disse o presidente da CET.

De acordo com o secretário de Transportes, as empresas transportadoras se beneficiarão da medida se levarem em conta a economia no consumo de combustível prevista devido a diminuição do tempo que os caminhões ficarão no trânsito congestionado.


Secretário entrega ao Prefeito sugestões de restrição à circulação