Viagens de ônibus ficam mais rápidas com Corredores Virtuais

Um projeto inovador implantado pela Secretaria Municipal de Transportes em algumas vias da cidade de São Paulo já traz grandes benefícios aos usuários: o aumento da velocidade dos ônibus e a conseqüente diminuição no tempo das viagens.

Os corredores virtuais de ônibus – uma faixa operacional exclusiva segregada por cones ou barreiras de concreto - funcionam de segunda a sexta-feira nos horários de maior circulação nos períodos da manhã e da tarde.

Corredor Rua Tabor

Desde o dia 15 de abril, os 16 mil usuários que utilizam as 31 linhas que circulam pela Rua Tabor, no Ipiranga, tiveram o tempo de suas viagens reduzido de 10 para 2,5 minutos. 

Com 580 metros de extensão, a faixa operacional é ativada de segunda a sexta-feira, somente no período da manhã, das 6 às 8h30. A medida também beneficiou os usuários de veículos de passeio, que passaram a circular pela via em apenas 6,5 minutos – antes o trajeto levava 9 minutos.

Para a implantação do corredor virtual, está proibido o estacionamento de veículos na Rua Tabor, entre as ruas do Manifesto e Bom Pastor, em ambos os lados, das 6 às 9 horas.  

Para viabilizar a operação, a CET utiliza 50 cones na canalização da faixa de ônibus e 40 cavaletes para sinalizar as laterais da via, coibindo o estacionamento em ambos os sentidos. A SPTrans e a CET também disponibilizam viaturas e agentes de fiscalização para monitorar o dor durante o seu funcionamento. Ao todo, 14 agentes ficam em pontos estratégicos da via para orientar motoristas e usuários que passam pelo local.
 

Expresso Celso Garcia

Desde janeiro, os passageiros de ônibus que vão da Zona Leste para o Centro podem utilizar a linha expressa que sai dos terminais A.E. Carvalho, Penha e Aricanduva em direção ao Parque D. Pedro II.

O Expresso Celso Garcia – que funciona em uma faixa reversível delimitado por cones e paralelo ao corredor normal - funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 8 horas (no sentido Bairro/Centro) e das 17 às 20 horas (no sentido contrário), evitando que os ônibus parem em até 49 pontos, dependendo da linha. Diariamente,  mais de 5 mil usuários utilizam o serviço que, além de ser mais rápido e confortável, traz ganhos de  15  a  35 minutos nos trajetos.

Na implantação, também foram criadas quatro novas linhas semi-expressas para fazer conexão com o novo corredor. Estas linhas partem de Itaim Paulista, Jardim Oliveirinha, Vila Mara e Jardim Camargo Velho (fazendo paradas normais) e chegam até um dos três terminais (de onde seguem expressas até o Parque D. Pedro II).

Em um primeiro momento, o Expresso Celso Garcia não vai substituir ou retirar nenhuma das 78 linhas (com 350 veículos/hora) já existentes nos 7.150 metros da avenida.

No primeiro mês de operação, a São Paulo Transportes - SPTrans realizou alguns ajustes operacionais no serviço. O número de partidas no período da manhã passou de 27 para 42. Da mesma forma, atendendo a uma sugestão dos passageiros, o horário das primeiras partidas, em algumas linhas, foi alterado e os ônibus passaram a parar para desembarque na região do Largo da Concórdia, no período da manhã. À tarde todas as linhas  expressas que  fazem embarque no Terminal  Parque D. Pedro II têm parada no Largo da Concórdia  e depois seguem para os seus pontos terminais.

Os usuários das linhas semi-expressa e da expressa Terminal A.E. Carvalho sugeriram a utilização da Rua Doutor Assis Ribeiro ao invés da Avenida São Miguel no trajeto até o Parque Dom Pedro II. A alteração foi implementada, beneficiando ainda mais os usuários que podem ter uma redução de 40 minutos no tempo total da viagem.

O Expresso Celso Garcia tem os seguintes trechos de operação: na Avenida Rangel Pestana, entre as ruas Jairo Góes e do Hipódromo, com 1.950 metros de extensão; e na Avenida Celso Garcia, entre a rua do Hipódromo e a Avenida Airton Pretini, com 5.200 metros.

Para viabilizar esse serviço, a Secretaria de Transportes conta com mais de 160 agentes da SPTrans e da CET que montam o corredor reversível com cones e sinalizações móveis.

Corredor Rua Clélia

Após experiência realizada com êxito, em dezembro de 2007, foi implantado, em março de 2008, o corredor virtual na rua Clélia, na Lapa. Foi segregada uma faixa exclusiva de ônibus à esquerda da via, entre a Praça Cornélia e a Avenida Pompéia. O corredor funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 11 horas e das 16 às 20 horas.

O tempo de viagem no trecho da Rua Clélia, entre 7 e 8 horas da manhã, caiu de 40 a 45 minutos para 6 a 8 minutos, ou seja, um ganho de 37 a 39 minutos.

Em razão da mudança, oito linhas que circulam pelo Corredor Pirituba/Lapa/Centro tiveram seus itinerários alterados. Essas linhas, por serem atendidas por veículos com portas à direita, deixaram de trafegar por essa via e foram desviadas pelas ruas Coriolano e Venâncio Aires.

As demais linhas agora têm sua última parada à direita no ponto da Praça Cornélia e, em seguida, passam para a faixa da esquerda para atender ao ponto SESC Pompéia, localizado entre a Rua Barão de Bananal e a Avenida Pompéia. 

Coordenadoria de Comunicação - SMT